Resumo
Mobilizando a Análise de Discurso e considerando a determinação histórica dos processos de significação, o presente trabalho teve como objetivo introduzir a argumentação na perspectiva discursiva para a formação do sujeito-autor, trabalhando com a leitura e produção de textos argumentativos orais e escritos em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, respaldamo-nos em autores como Orlandi (2020), Dias (2014), Pfeiffer (2016), Pêcheux (1995), dentre outros. Os discursos que compõem nosso corpus foram produzidos pelos sujeitos-alunos durante a aplicação de projeto de pesquisa de mestrado. As atividades propostas ensejam que a compreensão dos discentes seja a de que argumentar é assumir uma posição sobre um dado assunto e que faz parte do processo discursivo as atividades de substituição, paráfrases, sinonímias e reescrita para se chegar a uma unidade textual. Todavia, nossa investigação mostrou como o imediatismo reflete diretamente na prática dos adolescentes, os quais têm extrema dificuldade em retomar uma atividade já trabalhada.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DIAS, C. O ensino, a leitura e a escrita: sobre conectividade e mobilidade. Entremeios: revista de estudos do discurso, Campinas, v. 9, p. 1-14, 2014.
ORLANDI, Eni P. Discurso e Leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ORLANDI, Eni P. Discurso e Texto. 2ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2005.
ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
ORLANDI, Eni. P. Da argumentação na Análise de Discurso. In: Rede de afetos em discurso: homenagem a Mónica Zoppi-Fontana, J.dos S. Biziak et alii (orgs), Campinas: Pontes, 2021. p.107/120.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi. 2ª ed. Campinas. Ed. Da Unicamp, 1995.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. 1° ed. Editora Pontes, 2019.
PFEIFFER, Cl. C. O lugar do conhecimento na escola: alunos e professora em busca de autorização. Escritos, Campinas, LABEURB/NUDECRI/UNICAMP, n.7, p. 09-20, ago. 2002.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Línguas e Instrumentos Linguísticos