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A formação do sujeito-autor
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Palavras-chave

Sujeito-autor
Leitura
Escrita
Argumentação
Processo discursivo

Como Citar

LEANDRO, Érica Gonçalves; ORLANDI, Eni Puccinelli. A formação do sujeito-autor: uma abordagem da argumentação na perspectiva discursiva . Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e0240118, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676081. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676081. Acesso em: 17 mar. 2025.

Resumo

Mobilizando a Análise de Discurso e considerando a determinação histórica dos processos de significação, o presente trabalho teve como objetivo introduzir a argumentação na perspectiva discursiva para a formação do sujeito-autor, trabalhando com a leitura e produção de textos argumentativos orais e escritos em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, respaldamo-nos em autores como Orlandi (2020), Dias (2014), Pfeiffer (2016), Pêcheux (1995), dentre outros. Os discursos que compõem nosso corpus foram produzidos pelos sujeitos-alunos durante a aplicação de projeto de pesquisa de mestrado. As atividades propostas ensejam que a compreensão dos discentes seja a de que argumentar é assumir uma posição sobre um dado assunto e que faz parte do processo discursivo as atividades de substituição, paráfrases, sinonímias e reescrita para se chegar a uma unidade textual. Todavia, nossa investigação mostrou como o imediatismo reflete diretamente na prática dos adolescentes, os quais têm extrema dificuldade em retomar uma atividade já trabalhada.

https://doi.org/10.20396/lil.v27i00.8676081
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Referências

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