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Reflexões sobre o ensino de Latim
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Palavras-chave

Ensino de Latim
Instituições de Ensino Superior (São Paulo)
Graduação em Letras

Como Citar

PRATA, Patricia; MANTOVANI, Lara. Reflexões sobre o ensino de Latim: um panorama histórico da presença do Latim nas grades curriculares de cursos de Letras no estado de São Paulo. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e0240124, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676486. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676486. Acesso em: 16 out. 2024.

Resumo

No Brasil, embora o Latim não seja mais estudado nas escolas de ensino básico, ainda o é em algumas universidades e faculdades. Ele se faz presente sobretudo nos cursos de Letras de universidades públicas e raramente nos das universidades e faculdades particulares. Considerando sua importância como veículo essencial para a literatura e cultura latina, que contribuiu para a formação da língua portuguesa e da cultura ocidental, é crucial discutir se a disciplina continua fundamental na formação de profissionais em Letras e superar estigmas negativos. Desse modo, este artigo objetiva analisar a presença do Latim em grades curriculares de cursos de Letras de três universidades públicas (USP, Unicamp e Unesp) e seis universidades particulares (FAM, UNIP, UniPinhal, USF, PUC-Campinas e Mackenzie) do Estado de São Paulo, entre 2010 e 2023, com o intuito de observar se o ensino dessa língua perdeu espaço ao longo do tempo e entender como se deu esse processo.

https://doi.org/10.20396/lil.v27i00.8676486
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Referências

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