Resumo
O livro "Das sombras às cores: a verbetização de palavras do movimento LGBT", de Jonathan Ribeiro Farias de Moura, apresenta uma história contada do interior do conhecimento linguístico sobre a história do movimento LGBT no Brasil. O autor expõe análises fundamentadas na Análise de Discurso Francesa ao analisar o dicionário Aurélia, ligando ideologia e interpretação ao acontecimento discursivo. Moura também apresenta os conceitos de verbetização, posição-sujeito homossexual, função autor homossexual, além de se aprofundar na questão sobre sexualidade e identidade de gênero no campo da linguística. O livro tem como objetivo mostrar a diferença entre verbatizar e dicionarizar, ressaltar que a língua também é pajubá. A língua é resistência ao dar visibilidade, voz e memória.
Referências
MOURA, Jonathan Ribeiro Farias de. Das sombras às cores: a verbetização de palavras do movimento LGBT. 1ª edição - Campinas, SP: Pontes Editores, 2024.
ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª edição - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 5ª edição - Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
QUINALHA, Renan. Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT. 1ª edição - São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Línguas e Instrumentos Linguísticos