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Uma análise das recomendações de tipos e usos de dicionários escolares do Plano Nacional do Livro Didático
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Palavras-chave

Metodologia de ensino de língua portuguesa
Análise do discurso
Dicionários
Letramento
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)

Como Citar

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Uma análise das recomendações de tipos e usos de dicionários escolares do Plano Nacional do Livro Didático. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676986. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676986. Acesso em: 16 out. 2024.

Resumo

Este artigo considera o dicionário como um instrumento do processo de gramatização descrito por Auroux e como uma das manifestações da língua imaginária, tal como conceituada em Orlandi. Ao partir destes pressupostos, apresenta uma análise discursiva das concepções de língua e de ensino propostas pelo Plano Nacional do Livro Didático, especificamente em suas diretrizes para tipos e usos de dicionários escolares. Para isto, interpreta um corpus formado por recortes do manual “Com direito à palavra: dicionários em sala de aula”, guiando a análise pela divisão feita pelo documento entre os tipos de dicionários de uso escolar e recomendações de atividades. Conclui que alguns conceitos de língua ali elencados, bem como processos discursivos envolvidos nestas recomendações de usos, recortam sentidos em disputa no campo da Educação.

https://doi.org/10.20396/lil.v27i00.8676986
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