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A escola e a interdição da língua dos imigrantes alemães nas missões do RS
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Palavras-chave

Língua
Ideologia
Silenciamento

Como Citar

SCHNEIDERS, Caroline Mallmann; HEINZMANN, Yasmin S. A escola e a interdição da língua dos imigrantes alemães nas missões do RS. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 42, n. 42, 2020. DOI: 10.20396/lil.v42i42.8661571. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661571. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste estudo, interessa-nos compreender o processo de historicização da língua dos imigrantes alemães na região das Missões do Rio Grande do Sul, refletindo sobre as políticas de interdição linguística do Estado Novo. Destacamos como a escola, à época, constituiu-se como um Aparelho Ideológico do Estado, determinando o que podia e devia, ou não, ser dito/ensinado, e regulamentando as práticas discursivas. Para tanto, filiamo-nos no viés da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas.

https://doi.org/10.20396/lil.v42i42.8661571
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