Resumo
[20:33, 02/07/2020] Gabriel Volpi: O artigo trata da discussão travada entre Donald Davidson e os defensores do materialismo
redutivo (Jaegwon Kim entre outros) em torno da
alegada "neficácia causal" do mental que a doutrina da superveniência
(indispensável ao “monis mo anómalo") implica. Para defender sua posição, a da
eficiência causal particular (heteronômica ou não-estrita) do mental, Davidson
lançará mão da distinção entre "relações causais" (estabelecidas entre eventos
particulares) e "explicações causais” (que, se forem suficientes, tratam de leis e,
portanto, de tipos de eventos). Sem ela Davidson seria obrigado a aceitar"
princípio da exclusão causal-explanatória" introduzido por Kim (1989) e,
consequentemente, abandonar o não-reducionismo característico de seu monismo
anómalo e da tese da superveniência do mental em relação ao fisico.
Referências
and Events, (Oxford, Clarendon Press, 1980).
(1995). “Thinking Causes” in Heil, J. & Mele, A. (eds.) Mental
(1998). “Knowing One's Own Mind”, P. Ludlow & N. Martin
(eds.) Externalism and Self-Knowledge. (Stanford, CSLI Publications).
HEIL, J. & MELE, A. (eds.) (1995). Mental Causation, (Oxford,
Causation, (Oxford, Clarendon Press).
Clarendon Press).
KIM, J. (1989). "Mechanism, Purpose, and Explanatory Exclusion",
Philosophical Perspectives, 3, pp. 77-108.
(1995). “Can Supervenience and Non-Strict Laws' Save
Anomolous Monism?”, Heil, J. & Mele, A. (eds.) Mental Causation,
(Oxford, Clarendon Press).
LUDLOW P. & N. MARTIN (eds.) (1998). Externalism and Self Know-
ledge. (Stanford, CSLI Publications).

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.