Agendas e agentes no mundo da arte
PDF

Palavras-chave

Editorial
Bienais
Leandro Erlich

Como Citar

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize. Agendas e agentes no mundo da arte : as bienais na sala de aula. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 1–15, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665820. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Na esteira dos estudos publicados por Charles Green e Anthony Gardner, cujos impacto e crítica os leitores desta edição poderão conferir nos artigos avaliados, Terry Smith (2016) observa que a proliferação de bienais e outras exposições periódicas (trienais, documentas, festivais etc.) nas últimas décadas ganharam escala global graças à sua estrutura, previsibilidade e organização. Tornaram-se, assim, vitais para a globalização da arte contemporânea.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665820
PDF

Referências

ARANTES, P. Waldemar Cordeiro e a Arteônica: reescrituras da arte digital no Brasil e na América Latina. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 87–98, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8663931. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663931.

BANGKOK ART BIENNALE. Leandro Erlich. BAB 2020: scape routes. Site Oficial. Disponível em: https://www.bkkartbiennale.com/artist/leandro-erlich. Acesso em: maio de 2021.

BARRIENDOS, J. La bienal de la Habana en el imaginario geopolítico de la revista Third Text. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 178–192, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665179. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665179.

BLOCK, R. We Hop On, We Hop Off: The Ever-faster Spinning Carousel of Biennials, Yishu – Journal of Contemporary Chinese Art. Special Issue: World Biennal Forum, vol. 12, n. 3, p.26-36, May/June 2013.

BUURMAN, N. d is for democracy? : documenta and the Politics of Abstraction between Aryanization and Americanization. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 338–355, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665413. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665413.

CHERIAN, P. J. The Pattanam Story. Interview, Sahapedia Encyclopedic, 22 April, 2016. Disponível em: https://www.sahapedia.org/interview-pj-cherian. Acesso em: abril de 2021.

CLARK, J. Contemporary Asian Art at Biennales and Triennales: The 2005 Venice Biennale and Fukuoka Asian Triennale, the Sigg Collection, and the Yokohama and Guangzhou Triennales. CAA Reviews, New York, United States of America: College Art Association, 2006, p. 1-20. Disponível em: http://www.caareviews.org/reviews/884#collapseListGroup1. Acesso em: maio de 2021.

CLARK, J. Asian Biennials: History, Practices, and Literature. Yishu: Journal of Chinese Contemporary Art 13, n. 2, p. 20–31, March-April 2014. Disponível em: http://yishu-online.com/wp-content/uploads/mm-products/uploads/2014_v13_02_clark_j_p020.pdf Acesso em: maio de 2021.

GARDNER, A.; GREEN, C. Las megaexposiciones, los nuevos públicos y las bienales de arte asiáticas. In: OJEDA, D.; NUEZ, R. (Eds.). Trazos discontinuos. Antología crítica sobre las bienales de arte en Asia Pacífico. Leiden, NL: Almenara; Singapur: NTU, 2021, p.138-154.

GLICENSTEIN , J. Paris’ Biennale (1959-85): an impossible encounter between the French State and the avant-garde art scene. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 143–156, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665537. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665537.

HOSKOTE, R. Bienales de la Resistencia. In: OJEDA, D.; NUEZ, R. (Eds.). Trazos discontinuos. Antología crítica sobre las bienales de arte en Asia Pacífico. Leiden, NL: Almenara; Singapur: NTU, 2021, p.80-94.

KAPUR, G. Los lugares imagionarios de La Bienal de Kochi-Muziris. In: OJEDA, D.; NUEZ, R. (Eds.). Trazos discontinuos. Antología crítica sobre las bienales de arte en Asia Pacífico. Leiden, NL: Almenara; Singapur: NTU, 2021, p. 57-94.

KRISHNAMACHARI, B.; KOMU, R. Curatorial Note. Kochi-Muziris Biennale. Kochi Bienalle Fundation, 2012, on-line. Disponível em: https://kochimuzirisbiennale.org/. Acesso em: abril de 2021.

LEE, Yongwoo. Case Studies: South Korea, Gwangju Biennale, Yishu – Journal of Contemporary Chinese Art. Special Issue: World Biennal Forum, vol. 12, n.3, p.88-90, May/June 2013.

LINO, J. C. A. C. . I Bienal de Havana e II Bienal de Johannesburgo: considerações para uma metodologia de pesquisa sobre bienais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 194–210, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664156. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664156.

MACHADO, T. O espaço social da arte contemporânea e os trabalhos in situ nas exposições periódicas: as indicações de Daniel Buren. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 307–318, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665258. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665258.

MARINO, R. Dança e ritmo em oiticica: sobre a ginga de Hélio. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 374–383, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664836.

NUNEZ, G. A. Melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão: o boicote da representação estadunidense à X Bienal de São Paulo, entre dominantes e dominados. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 272–291, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664199.

OLIVEIRA, C. Centralizando Angelina Agostini no cânone: rumo a uma história da arte feminista. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 37–57, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665321. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665321.

OLIVEIRA, L. S. da C. de. “Curatorship is about power”: arte e autoria negociada no inSite_05. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 222–237, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664203. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664203.

OLIVEIRA , M. M. de. Bienais e os giros epistemológicos: pandemia e decolonialidade. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 212–220, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665703. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665703.

ROSA, M. P. M. Cartografia imaginária e geopolítica das artes: as Bienais de São Paulo da década de 1950, Paris e as periferias do mundo artístico. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 253–270, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664153. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664153.

ROCCO, R. D. F. M. . Notas sobre a exposição Transbordar: transgressões do bordado na arte. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 357–372, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665171. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665171.

SAMBRANI, C. An Experiment in Connectivity: From the ‘West Heavens’ to the ‘Middle Kingdom’. In: ANTOINETTE, M.; TURNER, C. (eds.). Contemporary Asian Art and Exhibitions Connectivities and World-making. Canberra: The Australian National University, 2014.

SANDHU, A. Kochi-Muziris Biennale, Frieze, n. 153, March 2013. Disponível em: https://www.frieze.com/article/kochi-muziris-biennale. Acesso em: maio de 2021.

SMITH, T. Biennials: Four Fundamentals, Many Variations, Biennial Foundation [online], December 6, 2016. Disponível em: www.biennialfoundation.org/2016/12/biennials-four-fundamentals-many-variations/. Acesso em: maio de 2021.

SPRICIGO, V. A origem das megaexposições internacionais e a arte do Brasil no Reino Unido. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 158–176, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664197. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664197.

SOUZA, M. de F. M. de. Viajar, observar e registrar: coleção e circulação da produção visual de Maria Graham. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 59–85, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664763. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664763.

STERNFELD, N. Assembling and Disassembling: biennials between boycott and counter-hegemony in the second decade of the 21st century. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 133–141, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665519. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665519.

TINOCO, B. A.; ALBARRÁN DIEGO, J. . La institucionalización y el coleccionismo de performance en museos españoles. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 100–117, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664764. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664764.

TURNER, C. Transformaciones Culturales en la región Asia-Pacífico. Una Comparación entre la Trienal Asia-Pácifico y la Trienal de Fukuoka. In: OJEDA, D.; NUEZ, R. (eds.). Trazos discontinuos. Antología crítica sobre las bienales de arte en Asia Pacífico. Leiden, NL: Almenara; Singapur: NTU, 2021, p.95-116.

VANEGAS, C. . Modelos involuntarios: Víctor de Pol y los desafíos de la escultura de tema étnico en Argentina. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 16–35, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665039. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665039.

VÁZQUEZ, A. G. La biennale di Venezia: perspectivas históricas y coyunturas recientes. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 293–305, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665180.

VEIGA, L. Southeast Asian biennales: local and global interactions. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 239–251, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665187.

ZACARIAS, G. F. Denegação da história, exportação do mito: a dOCUMENTA(13) entre Kassel e Cabul . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 320–336, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665317. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665317.

ZACARIAS, G. F.; SPRICIGO, V. Apresentação. Uma ocorrência recorrente: Bienais e exposições periódicas de arte contemporânea. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 119–131, maio/ago. 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665717.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta

Downloads

Não há dados estatísticos.