O global é aqui
DOI:
https://doi.org/10.20396/modos.v5i3.8667178Palavras-chave:
Global, Arte, VisualidadeResumo
Como aquilo que é considerado global, pode estar associado a um lugar específico, como o Brasil ou a cidade em que nascemos ou moramos no Brasil, ou seja, um local? Por que podemos afirmar que o global é aqui? Um país “descoberto”, colonizado, no Atlântico Sul, periférico, “exótico”, que, a partir do século XIX ainda buscou civilizar-se aos moldes europeus, assumindo como modelos instituições do Velho Mundo e suas formas de pensamento, legando uma herança construída a partir da colonização do pensamento?
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM + EAUM, 2014.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
CHEN, Kuan-Hsing. Asia as method: toward deimperialization. Durham: Duke University Press, 2010.
DABASHI, Hamid. Os não-europeus pensam? Amadora: Elsinore, 2017.
ELKINS, James (Ed.). Is art history global? New York: Routledge, 2007.
LOOMBA, Ania. Colonialism, post-colonialism. London, New York: Routledge, 2005.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
MITCHELL, W. J. T. What do pictures want? The lives and loves of images. Chicago, London: The University of Chicago Press, 2005.
SAID, Edward. Orientalismo - o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto, Emerson Dionisio Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso.
-
Não Derivados — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.