Resumo
A presente edição da Revista MODOS: Revista de História da Arte conta com dezesseis textos inéditos. Destacamos os artigos do dossiê Independência ou Morte! Tradições e modernidades, proposto pelos professores Aldrin de Moura Figueiredo, da Universidade Federal do Pará, e Paulo Knauss, da Universidade Federal Fluminense, que vêm adensar a discussão sobre dependências e independências, relações do passado com o presente, monumentalizações e ocultamentos, modernidades e tradições, voltadas às potências das imagens e materialidades da arte.
Referências
BANDEIRA, J.; LAGO, P. C. do. Debret e o Brasil: obra completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2020.
BORGES, S. G. Para divertir paixões caseiras: estudo de caso ou experiência teórica?. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 124–149, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670659.
BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk, 2018.
CARSOSO, R. Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARVALHO NUNES, M.; FARIAS, A. "Trapioca", de Emmanuel Nassar: Arapucas modernas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 353–370, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668865.
CRHISTO, M. Pintura, história e heróis no século XIX: Pedro Américo e “Tiradentes Esquartejado”. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, 2005.
COLI, J. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
COSTA, E. A. Este Granito : A materialidade como estratégia de revisão historiográfica. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 274–298, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668695.
CORRÊA, A. F. Abstracionismo na produção áudio-visual. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 56–91, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668646.
COSTA, L. C. da. A condição precária da arte: corpo e imagem no século XXI. Belo Horizonte: Relicário, 2022a.
COSTA, L. C. Espaços do ainda: perspectivas para uma arte política no século XXI. In: ESPAÇOS DO AINDA. Rio de Janeiro: Karla Gama, 2022b.
GOGAN, J. Ensaios por uma curadoria ao avesso: Caminhando com Lygia Clark. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 22–54, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i2.8668470.
GOMES, N. “Joana Angélica ou a mártir da Independência”: história de uma pintura perdida de Firmino Monteiro. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 245–272, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668832.
JAREMTCHUK, D. “Contar o tempo”: balanço de uma experiência. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 372–400, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670949.
KNAUSS, P. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v.5, n.4, out/dez. 201 0.
LIMA DA SILVA, F. O monumento do “guerreiro guarani”: o chafariz de Conceição de Mato Dentro e a memória da independência em Minas Gerais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 216–243, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668874.
LINHARES VIANA, M. Culturalidades brasileiras: arte decorativa no Salão Nacional de Belas Artes (1930-1940). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 93–122, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670317.
MEDEIROS, A. Quantos "modernismos" cabem numa modernidade?. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 300–316, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668870.
MIRANDA, C. A Hidra do Iguaçu: um percurso cinematográfico experimental pelas lacunas da história colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 430–441, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670861.
OITICICA, H. O herói anti-herói e o anti-herói anônimo. Sopro, panfleto político cultural, n. 45, fev. 2011. Disponível em: http://culturaebarbarie.org/sopro/arquivo/heroioiticica.html. Acesso em: jul. 2022.
OLIVEIRA, C. H. de S.; MATTOS, C. V. de. O brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp, 1999.
OLIVEIRA, E. D. G. de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670987.
PEREIRA, S. G. Arte, ensino e academia: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2016.
PORFÍRIO, I. Notas sobre a encruzinhada. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 402–428, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670174.
RIVERA, T.; PUCU, I. Arte, memória, sujeito: bandeiras na Praça General Osório/1968, bandeiras na Praça Tiradentes/2014 – Rio de Janeiro (RJ). Lua Nova, Revista de Cultura e Política. São Paulo, n.96, p.177-190, set./dez. 2015. https://doi.org/10.1590/0102-6445177-190/96
RUFINO, L. Apanhador de sonhos. In: SIMAS, L. A.; RUFINO, L; HADDOCK-LOBO, R. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020, p. 89-92.
SANTOS, J. S. dos . Arte popular, artesanato, gênero e relações raciais: o lugar da arte das mulheres negras. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 187–207, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670725.
SIMAS, L. A.; RUFINO, L; HADDOCK-LOBO, R. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
VEIGA, E. da. Poesias de Evaristo Ferreira da Veiga. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas da Biblioteca Nacional, 1915.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Oliveira