Depende de quem olha
PDF

Palavras-chave

Tradições e modernidades
Barroco
Exposição
Curadoria
Arte popular
Arte contemporânea

Como Citar

MALTA, Marize; COUTO, Maria de Fátima Morethy; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira. Depende de quem olha: formas de (in)dependências culturais e artísticas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 1–20, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670955. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670955. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A presente edição da Revista MODOS: Revista de História da Arte conta com dezesseis textos inéditos.  Destacamos os artigos do dossiê Independência ou Morte! Tradições e modernidades, proposto pelos professores Aldrin de Moura Figueiredo, da Universidade Federal do Pará, e Paulo Knauss, da Universidade Federal Fluminense, que vêm adensar a discussão sobre dependências e independências, relações do passado com o presente, monumentalizações e ocultamentos, modernidades e tradições, voltadas às potências das imagens e materialidades da arte. 

https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670955
PDF

Referências

BANDEIRA, J.; LAGO, P. C. do. Debret e o Brasil: obra completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2020.

BORGES, S. G. Para divertir paixões caseiras: estudo de caso ou experiência teórica?. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 124–149, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670659.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk, 2018.

CARSOSO, R. Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CARVALHO NUNES, M.; FARIAS, A. "Trapioca", de Emmanuel Nassar: Arapucas modernas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 353–370, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668865.

CRHISTO, M. Pintura, história e heróis no século XIX: Pedro Américo e “Tiradentes Esquartejado”. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, 2005.

COLI, J. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

COSTA, E. A. Este Granito : A materialidade como estratégia de revisão historiográfica. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 274–298, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668695.

CORRÊA, A. F. Abstracionismo na produção áudio-visual. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 56–91, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668646.

COSTA, L. C. da. A condição precária da arte: corpo e imagem no século XXI. Belo Horizonte: Relicário, 2022a.

COSTA, L. C. Espaços do ainda: perspectivas para uma arte política no século XXI. In: ESPAÇOS DO AINDA. Rio de Janeiro: Karla Gama, 2022b.

GOGAN, J. Ensaios por uma curadoria ao avesso: Caminhando com Lygia Clark. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 22–54, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i2.8668470.

GOMES, N. “Joana Angélica ou a mártir da Independência”: história de uma pintura perdida de Firmino Monteiro. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 245–272, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668832.

JAREMTCHUK, D. “Contar o tempo”: balanço de uma experiência. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 372–400, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670949.

KNAUSS, P. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v.5, n.4, out/dez. 201 0.

LIMA DA SILVA, F. O monumento do “guerreiro guarani”: o chafariz de Conceição de Mato Dentro e a memória da independência em Minas Gerais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 216–243, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668874.

LINHARES VIANA, M. Culturalidades brasileiras: arte decorativa no Salão Nacional de Belas Artes (1930-1940). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 93–122, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670317.

MEDEIROS, A. Quantos "modernismos" cabem numa modernidade?. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 300–316, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668870.

MIRANDA, C. A Hidra do Iguaçu: um percurso cinematográfico experimental pelas lacunas da história colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 430–441, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670861.

OITICICA, H. O herói anti-herói e o anti-herói anônimo. Sopro, panfleto político cultural, n. 45, fev. 2011. Disponível em: http://culturaebarbarie.org/sopro/arquivo/heroioiticica.html. Acesso em: jul. 2022.

OLIVEIRA, C. H. de S.; MATTOS, C. V. de. O brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp, 1999.

OLIVEIRA, E. D. G. de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670987.

PEREIRA, S. G. Arte, ensino e academia: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2016.

PORFÍRIO, I. Notas sobre a encruzinhada. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 402–428, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670174.

RIVERA, T.; PUCU, I. Arte, memória, sujeito: bandeiras na Praça General Osório/1968, bandeiras na Praça Tiradentes/2014 – Rio de Janeiro (RJ). Lua Nova, Revista de Cultura e Política. São Paulo, n.96, p.177-190, set./dez. 2015. https://doi.org/10.1590/0102-6445177-190/96

RUFINO, L. Apanhador de sonhos. In: SIMAS, L. A.; RUFINO, L; HADDOCK-LOBO, R. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020, p. 89-92.

SANTOS, J. S. dos . Arte popular, artesanato, gênero e relações raciais: o lugar da arte das mulheres negras. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 187–207, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670725.

SIMAS, L. A.; RUFINO, L; HADDOCK-LOBO, R. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

VEIGA, E. da. Poesias de Evaristo Ferreira da Veiga. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas da Biblioteca Nacional, 1915.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.