Escritos de artistas e suas singularidades literárias
PDF

Palavras-chave

Escritos de artista
Ficção
Arte e vida
Allan Kaprow
História.

Como Citar

FRANCA-HUCHET, Patricia. Escritos de artistas e suas singularidades literárias: The real experimentation . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 248–267, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8675750. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675750. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

Aborda-se neste artigo um exercício de leitura sobre o texto do estadunidense Allan Kaprow, The real experimentation, no qual problematiza o que vem a ser a arte que se parece com a arte, em contraponto à arte que se parece com a vida. Para argumentar a diferença entre as duas propostas, Kaprow conta duas histórias para exemplificar sua tese, instigando o leitor e o artista a observar mais, andar mais, performar mais e se libertar através de caminhos que se orientam para se distanciar da comunidade tradicional das belas artes, assim como das comunidades das artes comerciais. O texto do artista é analisado em sua forma enunciativa e poética, nos iluminando não pelo fato de aceder à literatura com um grande L, mas pelo fato que restitui as percepções infinitesimais dos processos e visões, salvando o que está muitas vezes perdido e restituindo o saber singular; a argumentação de novos fenômenos.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8675750
PDF

Referências

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: Oxford University Press, 1975.

AUSTIN, J. L. Performatif-Constatif. La Philosophie Analitique. In: Cahiers de Royaumont. Royaumont: 1958, p. 271-304 (Tradução de Paulo Ottoni, Performativo-Constativo). In: OTTONI, P. Visão Performativa da Linguagem. Campinas: Ed. Unicamp, p. 111-144.

BUREN, D. Les Écrits 1965-1990. Paris: CAPC Musée d'Art Contemporain de Bordeaux, 1991.

CORBEL L. Le Discours de l'art (écrits d'artistes 1960-1980). Rennes: Presses Universitaires de Rennes, coll. "Aesthetica", 2013.

DIDI-HUBERMAN, G. L’Empreinte. Paris: Centre National d’Art et de Culture Georges Pompidou. Catálogo de exposição, 18 fevereiro a 19 de maio de 1996, Galerie Sud do Centre Georges Pompidou.

FRANCA-HUCHET, P. (org.). Figuras da Experiência. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023. E-Book.

FOSTER, H. O retorno do real. São Paulo: Cosac&Naif, 2014.

FRANCE CULTURE. Écritures d'artiste: ces artistes qui écrivent. Seção organizada por Sally Boon. Disponível em: https://www.radiofrance.fr/franceculture/podcasts/l-art-est-la-matiere/ecritures-d-artistes-ces-artistes-qui-ecrivent-2278653. Acesso em: 24 maio 2023.

GENETTE, G. Fiction et diction. Paris: Seuil, 1979.

HUCHET, S. A Sociedade do Artista. Ativismo, morte e memória da arte. São Paulo. Editora 34, 2023.

MAGRITTE, R. Quelques Turpitudes. In: RENÉ MAGRITTE ÉCRITS COMPLETS. Paris: Ed. Flammarion, 2009, p.35.

MALEVITCH, K. Non-figuration et suprématisme. In: ART EN THÉORIE 1900-1990. Paris: Ed. Hazan, 1997.

NEWMAN, B. Select Writings and Interviews. Berkeley: University os California Press, 1990.

KAPROW, A. The real experimentation. Artforum, New York, v..22, n. 4, p.1-15, dez. 1983. Disponível em: https://www.artforum.com/features/the-real-experiment-207889/. Acesso em: 02 jan. 2024.

KAPROW, A. L'art et la vie confondus. Paris: Centre Georges Pompidou, 1999.

KLEE, P. La Pénsée Créatrice. Écrits sur l'art 1. Paris: Dessain et Tolra, 1973.

KRISTEVA, J. Semiotike. Recherches pour une sémanalyse. Paris: Ed. Seuil, 1969.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PUUSEMP, R. Beyond Art, Dissolution of Rosendale, NY. 1975-1976. New York: ABM STUDIO, 1980.

WRIGT, S. An Art Without Qualities: Raivo Puusemp's "Beyond Art: Dissolution of Rosendale, N.Y". NEWS, New York, 2013. Disponível em: https://northeastwestsouth.net/art-without-qualities-raivo-puusemps-beyond-art-dissolution-rosendale-ny/23. Acesso em: 10 jan. 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Patricia Franca-Huchet

Downloads

Não há dados estatísticos.