Produção artística e devoção franciscana no contexto sabarense
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Palavras-chave

Imaginária devocional
Procissão de cinzas
Arquiconfraria do Cordão de São Francisco
Sabará

Como Citar

REIS, Flávia Costa. Produção artística e devoção franciscana no contexto sabarense. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 58–86, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676248. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676248. Acesso em: 18 abr. 2025.

Resumo

Em meio à magnificência e ao esplendor da arte católica barroca nas Minas Gerais, temos grande produção de peças de imaginária encomendada para os cultos religiosos e domésticos pelas irmandades, confrarias ou por particulares. A maioria das peças de imaginária sacra não possui autoria identificada documentalmente, sendo que, em alguns casos, pode-se, através de características e particularidades distinguidas em comum, atribuir a autoria a um mesmo artista e/ou à sua oficina. Tendo como objetivo demonstrar a complexidade com que o pesquisador se depara ao trabalhar com autorias de obras sacras dos séculos XVIII e XIX, o presente texto busca, por meio de pesquisa bibliográfica e arquivística, fazer uma revisão do que já foi descrito sobre o tema, notadamente relacionado ao acervo encontrado no município de Sabará/ MG. Relaciona-se a esse tema a devoção franciscana e as imagens encontradas na Igreja de São Francisco de Assis, de Sabará, perpassando sobre a documentação relacionada à Arquiconfraria do Cordão, à construção da igreja e, sobre as imagens, a Procissão de Cinzas, das quais a maioria fazia parte, ainda existindo no templo setecentista. Busca-se demonstrar, ainda, a necessidade de novas pesquisas sobre as oficinas de escultura na região.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8676248
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