Jackson Pollock and the Pierre Matisse Gallery

Palavras-chave

Pollock
Pierre e Henri Matisse
Picasso
Masson
Miro
Dubuffet
Giacometti.

Como Citar

DOSSIN, Catherine. Jackson Pollock and the Pierre Matisse Gallery: Toward a Connected History of Postwar Western Art. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 330–356, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676313. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676313. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Partindo da tentativa de Jackson Pollock de ingressar na Galeria Pierre Matisse em 1951, este artigo questiona por que o símbolo da arte triunfante americana, no auge de sua carreira, desejou ser representado por uma galeria tão intimamente ligada a Paris. Considera-se como esta anedota complica a nossa visão da geopolítica do mundo da arte ocidental do pós-guerra e convida-nos a reescrever a história do período através de conexões e circulações, em vez de oposições e fronteiras nacionais. À medida que a narrativa do envolvimento de Pollock com os artistas parisienses de Matisse se desenrola, torna-se de facto evidente que a revisitação das ligações históricas entre Pollock e a cena artística parisiense não só ilumina os meandros de seu trabalho, mas também provoca uma reavaliação das narrativas arraigadas na história da arte ocidental. Em última análise, o estudo propõe uma mudança metodológica que enfatiza a circulação e os intercâmbios culturais, argumentando que uma história Conectada da arte ocidental do pós-guerra pode renovar e tornar mais complexa a nossa compreensão das dinâmicas que moldaram a produção artística do pós-guerra.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8676313
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Copyright (c) 2024 Catherine Dossin

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