Resumo
O presente artigo analisa o caso da Revista de Cultura Brasileña, uma publicação editada pela Embaixada do Brasil em Madri, na Espanha. A Revista foi lançada em 1962 e dirigida até 1969 pelo poeta e crítico Ángel Crespo, que alcançou essa posição graças a seus contatos e afinidades com o diplomata e poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto. Nas páginas da publicação, desvendaram-se a literatura e a poesia brasileiras modernistas e de vanguarda, apresentando, na Espanha, fenômenos fundamentais como o concretismo e outras vertentes experimentais. Também se apresentaram outras produções culturais, em um sentido amplo: das artes plásticas ao cinema. Tudo isso sob uma linha editorial particular, que reunia as diferentes tendências em uma compreensão crítica e integradora da cultura, contribuição do próprio Crespo. É importante contextualizar a Revista no âmbito da diplomacia cultural no período da Guerra Fria, época em que os países buscavam estratégias de soft power para posicionar-se internacionalmente. Embora essa publicação fosse uma iniciativa propagandística, o conjunto de agentes que dela participaram conseguiu apropriar-se do meio, escapando da mera instrumentalização, ao usá-lo como catalisador de relações culturais transatlânticas.
Referências
ARENDT, H. Sobre la violencia. Madrid: Alianza Editorial, 2006, 1970.
BARREIRO, P. La abstracción geométrica en España (1957-1969). Madrid: CSIC, 2009.
BARREIRO, P. Avant-garde Art and Criticism in Francoist Spain. Liverpool: Liverpool University Press, 2017.
BARREIRO, P.; LOCKER, T. Reinterpreting the Past. The Baroque Phantom during Francoism. Bulletin of Spanish Studies, v. 91, n. 5, p. 715-734, 2014.
BENSE, M. Escorzo Brasileño. Revista de Cultura Brasileña, n. 1, p. 63-69, jun. 1962. Tradução do alemão de Alberto Sánchez.
BONET, J. M. Tributo al Ángel Crespo crítico de arte. In: PIEDRA, A.; AIRES, C. M. (org.) Ángel Crespo. Con el tiempo, contra el tiempo. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2005, p. 215-219.
BU, L. Educational Exchange and Cultural Diplomacy in the Cold War. Journal of American Studies, v. 33, n. 3, p. 393-415, dez. 1999.
BU, L. Making the World Like US: Education, Cultural Expansion, and the American Century. Westport: Praeger, 2003.
CABAÑAS BRAVO, M. La política artística del franquismo. El hito de la bienal hispanoamericana de arte. Madrid: CSIC, 1996.
CAÑELLAS, A. Las políticas del Instituto de Cultura Hispánica, 1947-1953. Historia Actual Online, n. 33 p. 77-91, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.36132/hao.v0i33.970. Acesso em: 31 mar. 2024.
CELANT, G. El Brasil en la XXXIV Bienal de Venecia. Revista de Cultura Brasileña, n. 26, p. 318-322, set. 1968.
CHAMIE, M. Poema-Praxis: Un Acontecimiento Revolucionario. Revista de Cultura Brasileña, n. 9, p. 171-199, jun. 1964.
CORDEIRO, W. Problemas del arte actual (dos escritos). Revista de Cultura Brasileña, n. 14, p. 300-311, set. 1965.
CRESPO, Á. Homenaje a João Cabral de Melo Neto. In: Idem. Cartas desde un pozo /1957-1963/. Santander: La isla de los ratones, 1964, p. 25-30.
CRESPO, Á. (trad.). Raul Bopp / Cobra Norato. Revista de Cultura Brasileña, n. 16, p. 5-53, mar. 1966.
CRESPO, Á. Antología Breve del Parnasianismo Brasileño. Revista de Cultura Brasileña, n. 17, p. 117-141, jun. 1966.
CRESPO, Á. Muestrario de Poemas Simbolistas Brasileños. Revista de Cultura Brasileña, n. 22, p. 217-280, set. 1967.
CRESPO, Á.; GÓMEZ BEDATE, P. Situación de la poesía concreta. Revista de Cultura Brasileña, n. 5, p. 89-130, jun. 1963.
CRESPO, Á. Realidad y forma en la poesía de João Cabral de Melo. Revista de Cultura Brasileña, n. 8, p. 5-69, mar. 1964.
CRESPO, Á. Notícia de Sousândrade. Revista de Cultura Brasileña, n. 12, p. 68-104, mar. 1965.
CRESPO, Á. Tendência: Poesía y Crítica en Situación. Revista de Cultura Brasileña, n. 15, p. 381-433, dez. 1965.
CRESPO, Á. Cuestiones fundamentales de la Poesía Praxis. Revista de Cultura Brasileña, n. 19, p. 333-380, dez. 1966.
CRESPO, Á. Por qué el arte objetivo. In: PIEDRA, A.; AIRES, C. M. (org.) Ángel Crespo. Con el tiempo, contra el tiempo. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2005 (1989), p. 105-107.
CRESPO, Á. Situación de la poesía concreta y otros ensayos sobre poesía brasileña. Madrid: Libros de la resistencia, 2013.
DE CAMPOS, H. El Arte en el Horizonte de lo Probable. Revista de Cultura Brasileña, n. 18, p. 259-272, set. 1966.
DUMONT, J.; FLÉCHET, A. Brazilian Cultural diplomacy in the Twentieth Century. Revista Brasileira de História, v. 34, n. 67, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882014000100010; acesso em: 31 mar. 2024.
FICO, C. História do Brasil contemporâneo da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
FOREIGN RELATIONS OF THE UNITED STATES. Memorandum From Gordon Chase of the National Security Council Staff to the President’s Special Assistant for National Security Affairs (Bundy). Volume XXXI, South and Central America; Mexico, Document n. 185, [19 mar. 1964]. Disponível em: https://history.state.gov/historicaldocuments/frus1964-68v31/d185; acesso em: 31 mar. 2024.
GLONDYS, O. El Congreso por la Libertad de la Cultura y su apoyo a la disidencia intelectual durante el franquismo. Revista Complutense de Historia de América, n. 41, Dossier: El modelo de modernización ‘estadounidense’ y sus efectos en España y América Latina, p. 121-146, 2015.
GÓMEZ BEDATE, P. Reflexiones en torno al Lenguaje y la Realidad. Revista de Cultura Brasileña, n. 14, p. 291-299, set. 1965.
GÓMEZ BEDATE, P.; VARGAS DE CARVALHO, A. Entrevista con Pilar Gómez Bedate. In: VARGAS DE CARVALHO, A. Presença do poeta João Cabral de Melo Neto na Espanha: Relações literárias e em outros âmbitos da cultura. Tese (Doutorado em Filología Románica). Universitat de Barcelona, 2013, p. 451-460.
GÓMEZ MESA, L. El Nuevo Cine Brasileño. Revista de Cultura Brasileña, n. 10, p. 310-314, out. 1964.
GRANELL, E. La cara invisible del dado. Crónica del grupo DAU al Set. Barcelona 1948-1953. DC Revista de crítica arquitectònica, n. 4, p. 24-34, 2000.
GRANJA, V. Panorama del Cine Brasileño Moderno. Revista de Cultura Brasileña, n. 5, p. 150-157, jun. 1963.
IGLESIAS, J. M. Tres pintores brasileños, en Madrid. Revista de Cultura Brasileña, n. 19, p. 381-389, dez. 1966.
IGLESIAS, J. M. En el principio fue el crítico de arte. In: PIEDRA, A.; AIRES, C. M. (org.) Ángel Crespo. Con el tiempo, contra el tiempo. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2005, p. 229-237.
MARCUSE, H. El hombre unidimensional. Ensayo sobre la ideología de la sociedad industrial avanzada. Barcelona: Editorial Seix Barral, 1971 (1964).
MARTÍNEZ, M.; CALABRE, L. A diplomacia cultural brasileira para a América-latina: um estudo comparativo sobre duas experiências autoritárias. XVI CONGRESSO INTERNACIONAL FOMERCO: INTEGRAÇÃO REGIONAL EM TEMPOS DE CRISE. [Anais]. Salvador de Bahia: UFBA, 2017. Disponível em: http://www.congresso2017.fomerco.com.br/site/anaiscomplementares. Acesso em: 31 mar. 2024.
MARZO, J. L.; MAYAYO, P. Arte en España (1939-2015). Ideas, prácticas, políticas. Madrid: Cátedra, 2015.
MUMFORD, L. El pentágono del poder. El mito de la máquina (dos). Logroño: Pepitas de calabaza, 2016 (1970).
NEPOMUCENO, M. M. C. A Construção de uma Diplomacia Cultural na América Latina no período Vargas (1930-1945). Em: XVII ENCONTRO DE HISTÓRIA ANPUH-RIO. [Anais]. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2016. Disponível em: http://www.encontro2016.rj.anpuh.org/site/anaiscomplementares; acesso em: 31 mar. 2024.
NEPOMUCENO, M. M. C. O Papel de Getúlio Vargas na elaboração de uma Diplomacia Cultural para a América Latina, após os anos 30. Em: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL PENSAR E REPENSAR A AMÉRICA LATINA. [Anais]. São Paulo: PROLAM/USP, 2016. Disponível em: https://sites.usp.br/prolam/es/ii-simposio-internacional-pensar-e-repensar-america-latina_anais/; acesso em: 31 mar. 2024.
NIST, J. El Modernismo Brasileño. Revista de Cultura Brasileña, n. 6, p. 202-208, set. 1963. Tradução de Pilar Gómez Bedate.
NON-ALIGNED MOVEMENT. The Non-Aligned Movement: Description and History. 2001. Disponível em: https://web.archive.org/web/20060701180418/http://www.nam.gov.za/background/history.htm; acesso em: 31 mar. 2024.
NYE, J. S. Soft Power: The Means to Success in World Politics. Nova Iorque: PublicAffairs, 2004.
NYE, J. S. Soft power: the evolution of a concept. Journal of Political Power, v. 14, n. 1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2158379X.2021.1879572; acesso em: 31 mar. 2024.
(OEA) ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Nossa História. 2024. Disponível em: https://www.oas.org/pt/sobre/nossa_historia.asp; acesso em: 31 mar. 2024.
PARCERISAS, P. Conceptualismo(s) poéticos, políticos y periféricos. En torno al arte conceptual en España, 1964-1980. Madrid: Akal, 2007.
PIEDRA, A.; AIRES, C. M. (org.) Ángel Crespo. Con el tiempo, contra el tiempo. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2005.
PLAZA, J. Cuatro artistas & Brasil. Revista de Cultura Brasileña, n. 29, dez. 1969, p. 205-210.
PLAZA, J. Memórias e trajetórias. Em: CHAVES BARCELLOS, V. (org.). Julio Plaza. Poética/Política. Porto Alegre: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2013, p. 20-31. Catálogo de exposição. Texto original de Plaza escrito em 1994.
(RCB) REVISTA DE CULTURA BRASILEÑA. Madrid: Servicio de Propaganda y Expansión Comercial de la Embajada de Brasil en Madrid, n. 6, set. 1963.
(RCB) REVISTA DE CULTURA BRASILEÑA. Madrid: Servicio de Propaganda y Expansión Comercial de la Embajada de Brasil en Madrid, n. 11, dez. 1964. Número especial sobre literatura de vanguarda.
(RCB) REVISTA DE CULTURA BRASILEÑA. Madrid: Servicio de Propaganda y Expansión Comercial de la Embajada de Brasil en Madrid, n. 12, mar. 1965.
STONOR SAUNDERS, F. La CIA y la guerra fría cultural. Barcelona: Editorial Debate, 1999.
VARGAS DE CARVALHO, A. Presença do poeta João Cabral de Melo Neto na Espanha: Relações literárias e em outros âmbitos da cultura. Tese (Doutorado em Filología Románica). Universitat de Barcelona, 2013, p. 451-460.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Pablo Santa Olalla