Resumo
Este artigo pretende reconstruir alguns momentos cruciais da reformulação do modelo bienal que tiveram lugar na América Latina e na Europa entre as décadas de 1960 e 1980. Movendo-se entre Havana, Medellín, São Paulo e Veneza, esta pesquisa analisa a reflexão teórica multifacetada sobre a transformação do modelo, entrelaçando-a com edições de bienais, exposições e projetos não realizados que tentaram implementar essa reforma. Além disso, destaca-se a participação de historiadores e críticos de arte nesses eventos, demonstrando como o estudo da circulação de ideias e pessoas oferece uma perspectiva mais ampla para a compreensão da história individual e coletiva das bienais. Em particular, a pesquisa traz à luz a trama por trás da reformulação do modelo bienal, mostrando como essa foi o resultado de um trabalho conjunto, mas desterritorializado, que envolveu uma multiplicidade de agentes e instituições.
Referências
ACHA, J. Las bienales en América Latina de hoy. Re-vista del arte y la arquitectura en América Latina de hoy, v.2, n. 6, p. 14-16, 1981.
ACHA, J. Tradición y contemporaneidad en el ambiente del Tercer Mundo (Su descripción y sus tres problemas principales. In: Debate Abierto Tradición y Contemporaneidad en el Ambiente del Tercer Mundo. Havana: Centro Wifredo Lam, 1989, p. 3-16.
ALFIERI, B. Progetto [Premessa]. Metro: international magazine of contemporary art, n. 15, p. 55-71, 1969.
ALLOWAY, L. The Venice Biennale 1895-1968. From Salon to goldfish bowl. Greenwich, CT: New York Graphic Society, 1968.
AMARAL, A. Críticos de América Latina votan contra una bienal de Arte Latinoamericano. Re-vista del arte y la arquitectura en América Latina de hoy, v. 2, n. 6, p. 36-41, 1981.
ASAC. Archivio Storico delle Arti Contemporanee (ed.). Annuario 1977. Evento 1976. Veneza: La Biennale di Venezia, 1977.
BETTINI, S. Convegno per una nuova Biennale. La Rivista Veneta. bimestrale di problema regionali, a. IV, n. 10, pp. 29-32, 1969.
CANO, A. M. Aracy, Lauer, Eder y Castrillón evalúan. El Coloquio valió la pena. El Mundo, Medellín, 23 de maio de 1981, p. 4B. In: Memorias del Primer Coloquio Latinoamericano sobre arte no-objetual y arte urbano, Medellín. Fondo editorial Museo Antioquia / Museo de Arte Moderno de Medellín, 2011, p. 312- 315.
CELANT, G. Arte/Ambiente. In: La Biennale di Venezia: settore arti visive e architettura: catalogo generale, vol. 1. Veneza: La Biennale di Venezia, 1976, p. 189-194.
COMPTOM, M. Some notes on the work of Richard Long. Londres: British Council, 1976.
Comunicado de prensa, número 7, Primer Coloquio y Muestra Latinoamericana sobre Arte No-Objetual y Arte Urbano (Archivo MAMM) In: RAMÍREZ GONZÁLEZ, I. Debates críticos en los umbrales del arte contemporáneo. El arte de los años setenta y la fundación del Museo de Arte Moderno de Medellín. Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT, 2012, p. 44-45.
CONSELHO DE ARTE E CULTURA. I Bienal Latino-Americana. Um evento histórico. In: I Bienal Latino Americana de S. Paulo. São Paulo: Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Educação e Cultura – Funarte, Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia SP, Secretaria Municipal de Cultura – PMSP, 1978, p. 20-22.
CRISPOLTI, E (ed.). Ambiente come sociale. Veneza: La Biennale di Venezia, 1976.
DE MICHELIS, C. Per una nuova Biennale. La Rivista Veneta: bimestrale di problema regionali, a. IV, n. 10, p. 34-37, 1969.
DI GENOVA, G. periplo delle peripezie del COSIDDETTO ENTE AUTONOMO LA BIENNALE. Roma: Officina Edizioni, 1972.
ESTRADA, L. Presentación. In: 4a. Bienal de Arte Medellín Colombia. Medellín: Corporación Bienal de Arte de Medellín, 1982.
FERNÁNDEZ URIBE, C. A. Arte en Colombia 1981-2006. Medellín: Universidad de Antioquía, 2007.
FEVRE, F. La IV Bienal de Medellín. In: 4a. Bienal de Arte Medellín Colombia. Medellín: Corporación Bienal de Arte de Medellín, 1982.
GIL VIRAVA, T. Seis décadas da Fundação Bienal de São Paulo: um percurso arriscado. In: MIYADA P. (ed.). Bienal de São Paulo desde 1951. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2022, p. 365-379.
GÓMEZ, O. Bienal de Medellín. Opiniones – entrevistas I. Arte en Colombia, n. 16, p. 49-52, 1981.
GREEN C.; GARDNER A. Biennials, Triennials and documenta. Hoboken: Wiley Blackwell, 2016.
La Bienal del Tercer Mundo. Entrevista a Pierre Restany. Arte en Colombia, n. 43, p. 56-58, 1990.
LAUER, M. Notas sobre plástica, identidad y pobreza en el Tercer Mundo. In: Debate Abierto. Tradición y Contemporaneidad en la Plástica del Tercer Mundo. Havana: Centro Wifredo Lam, 1989, p. 19-27.
Legge 26 Luglio 1973, n. 438. Nuovo ordinamento dell’Ente autonomo ‘La Biennale di Venezia’. In: ASAC. Archivio Storico delle Arti Contemporanee (ed.). Annuario 1975. Evento 1974. Veneza: La Biennale di Venezia, 1975, p. 15-22.
LIDA, C. Entrevista a Llilian Llanes: memoria y resistencia en los inicios de la Bienal de La Habana. Ramona, n. 95, p. 11-15, 2009.
LLANES, L. Presentación. In: Tercera bienal de la habana ’89. CATALOGO. Havana: Editorial Letras Cubanas, 1989, pp. 13-18.
LLANES, L. Memorias. Bienales de La Habana 1984-1999. Havana: ArteCubano Ediciones, 2010.
LÓPEZ, M.A. Robar la historia. Contrarrelatos y prácticas artísticas de oposición. Santiago de Chile: Metales Pesados, 2017.
MARTINI, V. Breve historia de I Giardini / A Brief History of I Giardini. In: Muntadas On Translation: I Giardini. Madri: Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación, 2005, p. 206-223.
MARTINI, V. La Biennale di Venezia 1968 – 1978. La rivoluzione incompiuta. (Tesi di dottorato) - Università Ca’ Foscari Venezia, 2011.
MORAIS, F. Ideología de las bienales internacionales e imperialismo artístico. In: SERRANO PARDIÑAS, E. (ed.). Arte Latinoamericano (Etapa Republicana). Selección de lecturas. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1987, p. 221-243.
MORAIS, F. Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1979.
MORAIS, F. Tradición y modernidad en la plástica brasileña. In: Debate Abierto. Tradición y Contemporaneidad en la Plástica del Tercer Mundo. Havana: Centro Wifredo Lam, 1989a, p. 28-40.
Mozione 1. Transcrita em DI GENOVA, G. periplo delle peripezie del COSIDDETTO ENTE AUTONOMO LA BIENNALE. Roma: Officina Edizioni, 1972, p. 178-179.
Mozione 2. Transcrita em DI GENOVA, G. periplo delle peripezie del COSIDDETTO ENTE AUTONOMO LA BIENNALE. Roma: Officina Edizioni, 1972, p. 179-181.
NIEMOWJESKI, R. Venice or Havana: A Polemic on the Genesis of the Contemporary Biennial. In: FILIPOVIC, E.; VAN HAL, M.; ØVSTEBØ, S., The Biennial Reader. Ostfildern / Bergen: HatjeCantz Verlag / Bergen Kunsthall, 2010, p. 88-103.
NOACK, D. M. In: 4a. Bienal de Arte Medellín Colombia. Medellín: Corporación Bienal de Arte de Medellín, 1982.
PORTINARI, S. Anni settanta. La Biennale di Venezia. Venezia: Marsilio, 2018.
Proposte per la Biennale. Una tavola rotonda, un progetto. Metro: international magazine of contemporary art, no. 15, 1969, p. 39. [Transcrição dos discursos de ARGAN, G.C.; ALFIERI B., CELANT G.; DORFLES G. e COLLA E.).
Primera Muestra Latinoamericana de Arte Urbano. Medellín: Suramericana, 1981.
RAMÍREZ GONZÁLEZ, I. Debates críticos en los umbrales del arte contemporáneo. El arte de los años setenta y la fundación del Museo de Arte Moderno de Medellín. Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT, 2012.
RESTANY, P. A anticarreira ou as especulações sobre a cultura impossível. Correio da Manhã, 31 ago. 1969.
RESTANY, P. Consideraciones generales sobre el arte y el Tercer Mundo. In: Debate Abierto. Tradición y Contemporaneidad en la Plástica del Tercer Mundo. Havana: Centro Wifredo Lam, 1989), p. 44-46.
SCHROEDER SAUT, C. O boicote à Bienal de São Paulo em 1969: um protesto duplamente combatido. Anais do 41º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em tempos sombrios, n. 41, p.175-184, 2022 [2021].
SCHROEDER SAUT, C. As artes visuais sob vigilância: censura e repressão nos anos de ditadura. MODOS. Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 45-59, 2019.
SCHROEDER SAUT, C. The Biennial Under Contestation: Local Perspectives on the Tenth São Paulo Biennial (1969). Tate Papers, n. 34, 2021-2022. Online: https://www.tate.org.uk/research/tate-papers/34/the-biennial-under-contestation-local-perspectives-on-the-tenth-sao-paulo-biennial-1969.
SERRANO PARDIÑAS, E. (ed.). Arte Latinoamericano (Etapa Republicana). Selección de lecturas. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1987.
SREDNI DE BIRBRAGHER, C. Pierre Restany propone: La Bienal de la Marginalidad [Entrevista]. Arte en Colombia, n. 16, p. 71-73, 1981.
VAN TUYL, G. Olanda. In: La Biennale di Venezia: settore arti visive e architettura: catalogo generale, vol. 1. Veneza: La Biennale di Venezia, 1976, pp. 118-121.
WEISS, R. A Certain Place and a Certain Time: The Third Bienal de La Habana and the Origins of the Global Exhibition. In: Idem (ed.), Making Art Global (Part 1). The Third Havana Biennial 1989. Londres: Afterall, 2011, p. 8-69.
Archives de la critique d’art, FR ACA.
ACHA, J. Palabras del señor Juan Acha, Director del Primer Coloquio Latino-Americano sobre arte no-objetual, en la sesión de instalación del evento, 1980 (FR ACA PREST.XSAML03).
Encuentro Internacional de Críticos de Arte. instituto de integración cultural – quirama – mayo 16 – 17 de 1981 – medellín colombia (FR ACA PREST.XSAML03)
Programa para el Señor Pierre Restany, 1981 (FR ACA PREST.XSAML03)
RESTANY, P. VIIIème Biennale de São Paulo: comment va la cousine australe de Venise? Domus, n. 432, pp. 47-52 , 1965a. (FR ACA PREST.XSAML17).
RESTANY, P. São Paulo 1965: Calme Plat, 1965b. (FR ACA PREST.XSAML 17).
Archivio storico delle arti contemporanee – La Biennale di Venezia, ASAC
Convegno internazionale dei rappresentanti dei paesi partecipanti alla Biennale 1976 (AHWS-FBSP, 01-09297).
Giuria internazionale per i premi. Verbale giuria, 1968 (ASAC, FS, AV, b.162).
Lista invitati al congresso “Una nuova Biennale: contestazione e proposte”, 1968 (ASAC, FS, C.1).
PENELOPE, Mario (1968). Intervenção em “Una nuova Biennale: contestazioni e proposte” (ASAC, FS, C.1).
ZANON DAL BO, s.n. Intervenção em “Una nuova Biennale: contestazioni e proposte”, 1968 (ASAC, FS, C. 1).
Arquivo Histórico Wanda Svevo – Fundação Bienal de São Paulo, AHWS-FBSP
Restany: Brasília, Bienal e Vanguarda [Entrevista], Correio da Manhã, 25 set. 1965 (AHWS – FBSP, c. 28–031).
ACHA, J. Primer informe. Simposio de la Primera Bienal Latinoamericana. México D.F:, 21 mar. 1978 (AWS-FBSP, 01-05733).
Discussão para sugestões para a 2ª Bienal Latino-americana, 6 nov. 1978, (AWS–FBSP, 29-00004-00001-002).
MATARAZZO SOBRINHO F. carta a RESTANY P. São Paulo, 12 ago. 1968 (AHWS – FBSP, 01-03997).
Projet de Salle Spécial Arte et Technologie, s/f (AHWS – FBSP, 01-03997).
RESTANY, P. carta a MATARAZZO SOBRINHO F. Paris, 2 ago. 1968 [1968a] (AHWS – FBSP, 01-03996).
RESTANY, P. Carta-convite para participar da sala especial “Arte e Tecnologia”, Paris, 31 dez. 1968 [1968b] (AHWS – FBSP, 01-03997).
Centro Wifredo Lam, CWL
MARGARITA SÁNCHEZ, P. III Bienal de La Habana. Tradición y contemporaneidad en el arte del Tercer Mundo. La Bohemia, 27 out. 1989 (CWL, III Bienal, 1989).
MORAIS, F. La Habana 3ra. Bienal. Guia das Artes, [Brasil] 1989b, s/p (CWL, III Bienal, 1989).
Instituto de Estudos Brasileiros – Universidade de São Paulo, IEB - USP
AMARAL, A. Carta acompanhando o relatório final [Relatório Final de Consulta de críticos de Arte da América Latina], São Paulo, 24 out. 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-046).
Bienal promove Reunião de consulta de críticos da América Latina, 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-024).
Proposta da comissão número 2 do Encontro de Críticos de Arte da América Latina, 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-050).
Questões para reunião de consulta entre críticos da América Latina, 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-042).
Regulamento. II Bienal Latino-Americana de São Paulo, 1980 (IEB-USP, AAA-BIELA-021)
Relatório da comissão número 3 do Encontro de Críticos de Arte da América Latina, 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-051).
Relatório da comissão número 5 do Encontro de Críticos de Arte da América Latina (IEB-USP, AAA-BIELA-053).
Reunião de consulta de crítico de arte da América Latina. Recomendações finais, 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-047).
SAMPAIO, M. Resposta de Márcio Sampaio no Encontro de Críticos de Arte da América Latina, 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-061).
TRABA, M. Questões para reunião de consulta entre críticos da América Latina [Resposta], 1980 (IEB – USP, AAA-BIELA-043).

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Anita Orzes