Da Periferia ao Centro
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Palavras-chave

Angelina Agostini
Londres
Primeira Guerra Mundial
Nu Feminino
Nova Mulher.

Como Citar

OLIVEIRA, Cláudia de. Da Periferia ao Centro: Angelina Agostini em Londres, 1914 – c.1920. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 186–227, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676389. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676389. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

Este artigo trata da trajetória de Angelina Agostini em Londres, entre 1914 e c.1920, para mostrar como a artista, em plena Primeira Guerra Mundial, cruzou fronteiras, literal e metaforicamente, para se aprimorar como artista e afirmar-se como mulher independente, num momento em que ambas as posições ainda estavam longe de serem favoráveis às mulheres. O artigo divide-se em sete seções. Inicia-se com a participação de Angelina na exposição da Royal Academy of Arts em 1917, para a qual foi selecionada a despeito da misoginia do Royal Committee; prossegue discutindo a tela Model’s Rest, para indicar a sintonia da brasileira com uma produção de nus femininos então realizados por artistas mulheres britânicas e como essas obras femininas fizeram parte da luta por igualdade de direitos para as mulheres em geral e as artistas em particular. Em seguida, analisamos seu autorretrato, realizado em 1915, para evidenciar como a artista em Londres vai se convertendo na “Nova Mulher” moderna. Prosseguimos apresentando a produção artística feminina durante a Guerra, bem como a participação de Angelina Agostini em exposições no imediato Pós-guerra. Finalizamos com uma descrição do fervilhante bairro de Chelsea, considerado a Montmartre londrina à época, onde Angelina viveu e trabalhou, e onde a intensa sociabilidade favorecia aos artistas vivenciarem uma formação artística não convencional.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8676389
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