“África Arte Negra” in Brazil
PDF (English)

Palavras-chave

Diplomacia
Arte
Exposições
Exposições Itinerantes
Arte Africana
Arte Brasileira
Negritude
Democracia Racial

Como Citar

DARDASHTI, Abigail Lapin. “África Arte Negra” in Brazil: Exhibitions, Diplomacy, and the Imaginary of Africa in Brazil. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 557–582, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676415. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676415. Acesso em: 23 abr. 2025.

Resumo

Este artigo examina África arte Negra, uma grande exposição de mais de 750 obras de arte africanas, que viajou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília de 1969 a 1970. Organizada por Henri Senghor, primeiro embaixador do Senegal no Brasil, em colaboração com autoridades e curadores brasileiros e senegaleses, a exposição tornou-se um centro de debate sobre a identidade nacional do Brasil e as definições de arte, apresentando uma ideia da África através da arte de numerosas comunidades étnicas no continente. A exposição articulou a teoria da Negritude do Senegal independente, geralmente definida como um movimento intelectual anticolonial que promovia a cultura e as solidariedades africanas e diaspóricas, bem como a consciência negra global, e entrou em conflito com a retórica brasileira de democracia racial. No entanto, defendo que a exposição articulou esses discursos concorrentes em prol da diplomacia, criando pontes baseadas na arte africana e na história do intercâmbio entre a África Ocidental e o Brasil.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8676415
PDF (English)

Referências

BACHIR DIAGNE, S. African Art as Philosophy: Senghor, Bergson, and the Idea of Négritude. Trans. Chike Jeffers. London: Seagull Books, 2011.

BARRETTO D. Olhares sobre a coleção de arte africana do Museu Nacional de Belas Artes. In: MENDONÇA, E. de C. Museologia, musealização e coleções: conexões para reflexão sobre o patrimônio. Rio de Janeiro: Unirio, 2016, 80-93.

BEVILACQUA, J. R. da S.; ARAÚJO, R. Patrimônio africano e afro-brasileiro: diálogos entre acervos, as artes Africanas do Museu Afro Brasil e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Unpublished Relatório final, 2017.

BEVILACQUA, J. R. Histórias entrelaçadas: um panorama das exposições de arte africana no MASP. Modos: Revista de História da Arte, vol. 6, n. 1, p. 122-148, 2022.

BEVILACQUA, J. R. Ladislas Segy e as peças do acervo do MAE: Relatório de pesquisa. Unpublished paper, São Paulo, 2017.

COHEN, J. Locating Senghor’s École de Dakar: International and Transnational Dimensions to Senegalese Modern Art, c. 1959–1980. African Arts 51, n. 3, p. 10-25, Autumn 2018.

COHEN, J. Fauve Masks: Rethinking Modern “Primitivist” Uses of African and Oceanic Art, 1905-8. The Art Bulletin 99, n. 2, p. 136-165, 2017.

DÁVILA, J. Hotel Trópico: Brazil and the Challenge of African Decolonization, 1950-1980. Durham: Duke University Press, 2010.

MUDIMBE, V. Y. The Idea of Africa. Bloomington, IN: Indiana University Press, 1994.

NASCIMENTO, G. O Museu Nacional de Belas Artes nos Anos de 1961 a 1964. Arte & Ensaios, n. 37, p. 60-67, 2019.

NASCIMENTO, G. O que dizer sobre a política Africana do Brasil e as artes? Reflexões sobre a Coleção Africana do Museu Nacional de Belas Artes (1961-1964). MA thesis, UFRJ / EBA, 2018.

RIBEIRO, L. dos S. Modernismos Africanos nas Bienais de São Paulo (1951-1961). MA thesis, Universidade Federal de São Paulo, 2019.

SENGHOR, H.; FOUGEYROLLAS, P.; MENEZES, U. T. B. et al. África arte Negra: peças do acervo do Instituto Fundamental da Africa Negra, Dacar-Senegal. São Paulo: Museu de Arte e Arqueologia da Universidade de São Paulo, 1969.

SENGHOR, H.; FOUGEYROLLAS, P.; GAMA FILHO, G. et al. África arte Negra: peças do acervo do Instituto Fundamental da Africa Negra, Dacar-Senegal. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 1970.

SENGHOR, H.; FOUGEYROLLAS, P.; MARIZ, V. et al. África arte Negra: peças do acervo do Instituto Fundamental da Africa Negra, Dacar-Senegal. Brasília: Relações Exteriores, 1970.

SENGHOR, L. S. Latinité et Négritude: Discours prononcé à l’Université de Bahia le 21 Septembre 1964. Dakar: Centre des Hautes Etudes Afro-Ibero-Americaine de l’Université de Dakar, 1966.

SKIDMORE, T. Black into White: Race and Nationality in Brazilian Thought. Durham: Duke University Press, 1992.

TAYLOR, L. The Art of Diplomacy in Dakar: The International Politics of Display at the 1966 Premier Festival Mondial des Arts Nègres. PhD. Dissertation, University of California, Los Angeles, 2019.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Abigail Lapin Dardashti

Downloads

Não há dados estatísticos.