Resumo
Em 1957, três décadas após a criação do primeiro Manifesto Surrealista (1924), Breton publica L'Art Magique : Une Histoire de l'Art, obra na qual são retomados temas como o fascínio pelo mistério, pelo desconhecido e pelo maravilhoso. O livro consiste em um vasto levantamento de imagens, obras de arte e textos de autores que lidaram com o tema da magia em diversos campos do conhecimento, como o ocultismo, a antropologia, a filosofia e a literatura. Nesta obra, Breton retoma temas tratados nos escritos surrealistas anteriores, tais como o acaso, a espontaneidade e a oposição ao racionalismo. Contudo, todos eles agora são reconfigurados a partir da perspectiva da magia. Isso fez com que o autor retomasse os textos de Baudelaire, o debate acerca da arte primitiva e a maneira como o surrealismo abordou a questão da magia. Tendo em vista que L'Art Magique é uma obra com muitas referências, optamos, neste trabalho, por fazer uma apresentação geral do texto e abordar as conexões entre o fazer artístico e a espontaneidade.
Referências
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BAUDUIN, T. Surrealism and the Occult. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2014.
BRETON, A. O que é surrealismo?. In: CHIPP, H. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.414-422.
BRETON, A. L'Art Magique: une histoire de l' art. In: BRETON, A. Ouvres Complètes. Paris: Éditions Gallimard, 2008, p.50-289.
BRETON, A. Manifestes du Surréalisme. Paris: Gallimard, 1966 [2021].
CHIPP, H. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DABAENE, V. Les surréalistes et le musée d’etnographie. Labyritnhe, Paris, n.12, p.71-94, 2002. DOI : https://doi.org/10.4000/labyrinthe.1209. Acesso em : setembro.2024.
GOODWATER, R. Primitivism in Modern Art. New York: Vintage Book Edition, 1967.
KAISER, W. O grotesco : configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2003.
LECLERCQ, S. L’appropriation surréaliste de « l’art sauvage » dans l’entre-deux-guerres : l’objet surréaliste contre l’objet colonial. Histoire de l’art, n.60, pp.137-148, 2007.
MAURER, E. Dada and Surrealism. In: RUBIN, W. (ed.). Primitivism in 20th Century Art. New York : MoMA, 1994.
MAUZÉ, M. Odes à l’art de la côte Nord-Ouest. Surréalisme et etnographie. Gradhiva, Revue d’anthropologie et d’histoire des arts, Paris, n.26, p.180-209, 2017.
RUBIN, W. (ed.). Primitivism in 20th Century Art. New York : MoMA, 1994.
SAINT GIRONS, B. Le Sublime : de l’Antiquité à nos jours. Paris: Desejonquères, 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Sulamita Fonseca Lino