Resumo
Este artigo apresenta e discute a organização, realização e recepção da exposição individual de Roser Bru (Barcelona-Chile, 1923-2021), ocorrida em 1964 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Roser Bru nasceu na Espanha, mas se estabeleceu no Chile, participando ativamente do contexto artístico daquele país. A discussão parte de um objetivo geral de pensar a circulação de mulheres artistas em geopolíticas institucionais, que configuram processos de construção de reconhecimento de obras e trajetórias nas narrativas históricas. A análise considera o debate em torno de formação de redes internacionais para a circulação de artistas, ao observar os trâmites de organização da exposição entre instituições chilenas e brasileiras. Roser Bru foi a sexta artista estrangeira a realizar uma exposição individual no MAM Rio, em uma sequência de exposições internacionais dedicadas a artistas sul-americanas no museu. A investigação da exposição em si parte de fontes bibliográficas e de documentos do MAM Rio para o debate sobre sua organização, e os comentários sobre sua obra no Brasil são apresentados a partir de levantamento e análise das críticas sobre a exposição publicados na imprensa do período.
Referências
CHILENOS. Catálogo da exposição, Rio de Janeiro, 1961. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, outubro de 1961.
ALKEMA, H.; DOSSIN, C. Women Artists Shows, Salons, Societies: Towards a Global History of All-Women Exhibitions. Artl@s Bulletin, v. 8, n. 1, p.05-13, 2019.
ALVES, L. L. Um diplomata-curador para um palácio-museu: Wladimir Murtinho e o Itamaraty em Brasília. Revista ARA – Grupo Museu/Patrimônio FAU-USP, v. 6, p. 195-228, Outono/Inverno 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaara/article/view/154438; acesso em: 20 jul. 2023.
ANTOINE, C. Más allá de la acción cultural del Estado. Apuntes para una evolución de las políticas culturales en Chile. Antenea (Concepcíon), n. 511, p. 147-174, jun. 2015.
AS “VACAS SAGRADAS” DA ARTE NO BRASIL: conferência do Sr. Marc Berkowitz. Jornal do Commercio, p. 7, 14 ago. 1959.
BIENAL DE CÓRDOBA. Panorama das artes plásticas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 25, 23 ago. 1966.
BERKOWITZ, M. Viagem ao Chile. Leitura, Rio de Janeiro, n. 64-65, p. 58-59, 1962.
CAMPOFIORITO, Q. M.A.M – Exposição de Roser Bru e a homenagem à artista chilena. O Jornal, Rio de Janeiro, p.14, 30 abr. 1964.
COUTO, M. de F. M. A Bienal de São Paulo e a América Latina: trânsitos e tensões (1950-1970). Campinas: Ed. da Unicamp, 2023.
CRESPO, F. R. O Itamaraty e a cultura brasileira: 1945-1964. Dissertação (Mestrado em História), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
ELLIOTT, J. Chile. Catálogo VII Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 1963, p. 166-171.
FAJARDO-HILL, C.; GIUNTA, A. Mulheres radicais: arte latino-americana, 1965-1980. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
FORTE, G. N. Trajetória de um modernista aristocrático. Tese (Doutorado em Sociologia), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
FUNDACIÓN ROSER BRU – Plataforma Digital. Disponível em: http://roserbru.cl/. Acesso em: 08 jun. 2022.
GIUNTA, A. Chile: Poéticas de Resistência. In: FAJARDO-HILL, C.; GIUNTA, A. Mulheres radicais: arte latino-americana, 1965-1980. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018, p. 251-258.
GONÇALVES, L. R. FAZZOLARI, C. As origens da ABCA e sua trajetória engajada: da modernidade aos tempos atuais, setenta anos de crítica. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 28. Origens, 2019, Cidade de Goiás. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019. p. 1123-1138.
HINOJOSA, I. J. Nacionalismo y política artístico-cultural de la dictadura chilena: la secretaría de relaciones culturales. Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Questions du temps présent, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/nuevomundo/68967; acesso em: 03/04/1923.
JAREMTCHUK, D. Arte, política e geopolítica nos anos 60. Modos - Revista de história da arte, v. 1, n. 2, maio-agosto de 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662313; acesso em: 23/06/2022.
JAREMTCHUK, D. Políticas de Atração: relações artístico-culturais entre Estados Unidos e Brasil (1960-1970). São Paulo: Ed. Unesp, 2023.
LAUS, H. Premiação de resumo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 21, 14 jan. 1965.
MAURÍCIO, J. Canadá e Chile hoje no Museu. Correio da manhã, Rio de Janeiro, p.16, 23 abr. 1964.
MAURÍCIO, J. Galeria organiza excursão cultural. Correio da manhã, Rio de Janeiro, p.16, 25 abr, 1964.
MAURÍCIO, J. “Phases” do MAC de São Paulo. Correio da manhã, Rio de Janeiro, p. 10, 28 maio1964.
NETTO, M. O M.A.M. e outros assuntos. Jornal do Comercio, Rio de Janeiro, ano 1964, p.4, 10 maio 1964.
NOCHLIN, L. Why are there no great women artists? In: GORNICK, V.; MORAN, B. K. (orgs.). Woman in Sexist Society: Studies in Power and Powerlessness. New York: Basic Books, 1971, p. 480-510.
ORTEGA-MÁRQUEZ, I. 4 Premios Nacionales: Bru – Balmes – Barrios – Núñez. Fundación Roser Bru – Plataforma Digital, 2019. Disponível em: https://roserbru.cl/4-premios-nacionales-bru-balmes-barrios-nunez/; acesso em: 08 jun. 2022.
ORTEGA-MÁRQUEZ, I.; Fundación Roser Bru. Roser Bru de Norte a Sur - Exposición gráfica itinerante Centenario Roser Bru 1923 – 2023 [Hoja de sala] . Fundación Roser Bru – Plataforma Digital, 2023. Disponível em: https://roserbru.cl/web/roser-bru-de-norte-a-sur-exposicion-grafica-itinerante-centenario-roser-bru-1923-2023-hoja-de-sala/; acesso em: 23/06/1922.
POLLOCK, G. Vision and difference: feminism, femininity and the histories of art. Londres; NY: Routledge, 2015 [1ed. 1988].
REINALDIM, I.; MACHADO, R. P. Instituto Brasil-Estados Unidos: 1937-2012: uma instituição e suas histórias de dedicação às artes. RJ: IEBEU, 2013.
RISSONE, N. Roser Bru, pintora de ideias claras. A Última Hora, Rio de Janeiro, ano 1964, p.27, 27 abr. 1964.
ROSER BRU. Rio de Janeiro, 1964. Catálogo da exposição - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 23 de abril a 24 de maio de 1964.
SIMIONI, A. P. C. Mulheres Modernistas: Estratégias de consagração na arte brasileira. São Paulo: Edusp, 2022.
TAVORA, M. L. L. O Ateliê livre de gravura do MAM-Rio – 1959/1969 projeto pedagógico de atualização da linguagem. Revista Arte e Ensaios, v. 15, n. 15, p.58-67, 2007.
VALDÉS, A. Roser Bru. Santiago, Chile: Centro Cultural La Moneda, Ed. Ergar Ediciones, 1991.
VALDÉS, A. A propósito de Handle with care: apuntes sobre mujeres en las artes visuales en Chile. Revista de Critica Cultural, Santiago de Chile, n. 35, p. 30-37, jun. 2007. Disponível em: http://americalee.cedinci.org/wp-content/uploads/2020/08/critica_cultural_35.pdf; acesso em: 08 jun. 2022.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Renata Gomes Cardoso