Latin American art in diaspora
PDF (English)

Palavras-chave

América Latina
Exílio
Mail Art
Raul Marroquin
Ulises Carrión
Claudio Goulart
Flavio Pons

Como Citar

MAZADIEGO , Elize. Latin American art in diaspora: migration and alternative networks of art in Europe in the 1960s and 1970s. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 392–413, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8678259. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8678259. Acesso em: 23 abr. 2025.

Resumo

Este artigo examina uma rede de artistas da América Latina na Europa conectados por sua experiência de exílio, bem como o conjunto de relações transnacionais que eles criaram por meio de suas práticas. Ele se concentra na Holanda, em Amsterdã em particular, como um nó crítico e um local geoartístico em uma diáspora mais ampla de artistas latino-americanos na Europa a partir da década de 1960. O texto se concentra no trabalho de Raul Marroquin (Colômbia), Ulises Carrión (México), Claudio Goulart e Flavio Pons (Brasil) e em sua produção de publicações e mail art que formaram uma significativa rede artística no período pós-guerra. Ele examina como seu trabalho foi fundamental para estabelecer meios de comunicação, conexão e apoio entre artistas latino-americanos na Europa, bem como criar uma maior rede internacional de artistas. No uso generalizado do termo marginal e alternativo para descrever suas práticas artísticas não convencionais, este artigo também visa uma compreensão mais ampla desse vocabulário, já que ele se relaciona com a(s) posição(ões) periférica(s) e identidades não normativas desses artistas.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8678259
PDF (English)

Referências

ALLEN, G. Artists’ Magazines: An alternative space for art, Cambridge, MA: MIT Press, 2011.

CARDENÁS, M. A. Miguel Ángel Cardénas y la verdad del video: Entrevista a Miguel Ángel-Cardénas por Sebastián López. Errata, n. 3, December), p. 208-219, 2010.

CARRIÓN, U. Second Thoughts, Amsterdam: Void Distributors, 1980.

CARRIÓN, U. Ik ben een geboren buitenlander. VPRO n. 52, 24 December 1983.

CARRIÓN, U. Letter to Friend (South American artists exhibition). Ulises Carrión Collection, Archivo LaFuente, Heras, Spain, 1978.

CARRIÓN, U. Artists’ Postage Stamps and Cancellation Stamps Exhibition: A Mail-Art Project. Rubber vol. 2, n. 8., n.p, 1979.

COOK, G. The Padín/Caraballo Project. In: CRANE, M. and STOFFLET, M, eds. Correspondence Art: source book for the network of international postal art activity. San Francisco, CA: Contemporary Arts Press, 1984, p. 369-373.

DELHAYE, C. Immigrants’ Artistic Practices in Amsterdam, 1970–2007: A Political Issue of Inclusion and Exclusion. Journal of Ethnic and Migration Studies 34: 8, p. 1301-1321, 2008.

DOGRAMACI, B. et al. (eds.). Arrival Cities. Migrating Artists and New Metropolitan Topographies in the 20th Century, Leuven: Leuven University Press, 2020.

FERRÒ, A. La post-avanguardia: marginal art and marginality of art. Benevento: Museum del Sannio, 1978.

FISCHER, H. Art et Communication Marginale: Tampons d’Artistes. Paris: Balland, 1974.

GILBERT, Z. Via postal: networked publications in and out of Latin America. In: FORBES, M. (ed.). International Perspectives on Publishing Platforms: Image, Object, Text. London: Routledge, 2019, p. 105-132.

GILBERT, Z. Marginal Media and Manual Multiples: Edgardo Antonio Vigo’s Conceptual-Artisanal Aesthetic. In: BERGER, C. (ed.) Conceptualism and Materiality: Matters of Art and Politics. Leiden: Brill, 2019, p. 238-270.

GOULART, C. Letter to Ulises Carrión. Ulises Carrión Collection, Archivo LaFuente, Heras, Spain, 1979.

HEKMA, G. Queer Amsterdam 1945-2010. In: Queer cities, queer cultures: Gay urban histories since 1600. London: Routledge, 1999, p. 61-88.

JULIÁ, C. Mapping the City: Felipe Ehrenberg in London, 1968-1971. In: APPLIN, J.; SPENCER, C. and TOBIN, A. London Art Worlds: Mobile, Contingent and Ephemeral Networks, 1960-1980. University Park, PA: Pennsylvannia State University Press, 2018, p. 55-76.

PINDELL, H. Alternative Space: Artists’ Periodicals. Print Collectors Newsletter 4, p. 99, Sept.-Oct. 1977.

JAREMTCHUK, D. Políticas de atração: Relações artístico-culturais entre Estados Unidos e Brasil nas décadas de 1960 e 1970, Sāo Paulo: Editora UNESP, 2023.

LUKIN, A. I. This Must Be the Place: An Oral History of Latin American Artists in New York, 1965-1975. New York: Americas Society/Institute for Latin American Studies, 2022.

MAZADIEGO, E. New alignments in 1970s artistic networks: the case of In-Out Center and transnational artists from Latin America in Amsterdam. RKD Bulletin 2022/2 (June). Available online: https://bulletin.rkd.nl/en/2022-1/new-alignments-1970s-artistic-networks-case-out-center-and-transnational-artists-latin-america-amsterdam/; accessed June 2022.

McCAUGHAN, E. J. Art and Social Movements: Cultural Politics in Mexico and Aztlán. Durham: Duke University Press, 2012.

REIJNDERS, T. Michel Cardena and the In-Out Center, 2017. Available online: https://inoutcenterarchives.nl/text/michel-cardena; accessed May 2021.

SCHRAENEN, G. (ed.). Querido lector. No lea. Madrid: Museo Reina Sofïa, 2016.

SORENSEN, D. Alternative Geographic Mappings for the Twenty-First Century. In: Territories and Trajectories: Cultures in Circulation. Durham: Duke University, 2018, p. 13-34.

WASIELEWSKI, A. Between the Cracks: From squatting to tactical media in the Netherlands, 1979-1993. Dissertation. New York: City University of New York, 2019.

YEPEZ, H. Cinco Estrategias Posnacionales de Ulises Carrión. Arte y Parte 122, April-May, p. 19, 2016.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Elize Mazadiego

Downloads

Não há dados estatísticos.