Circulações e geopolítica nas artes visuais
PDF

Palavras-chave

Circulações
Exposições de arte
Guerra Fria
Relações transnacionais
Geopolíticas

Como Citar

JAREMTCHUK, Dária; SERVIDDIO, Fabiana. Circulações e geopolítica nas artes visuais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 318–328, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8678454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8678454. Acesso em: 21 abr. 2025.

Resumo

As pesquisas sobre a circulação de agentes, artefatos e conceitos nas artes visuais têm contribuído para a prática de uma história da arte transnacional e transcultural, que busca desafiar as fronteiras geográficas e políticas, além de problematizar os cânones hegemônicos de historicização. Assim, ao analisar as redes transnacionais de artistas, a circulação de obras e ideias, e a formação de circuitos artísticos periféricos e alternativos, os textos aqui reunidos contribuem para uma compreensão mais ampla e inclusiva da arte, descentralizando o olhar e questionando as hierarquias estabelecidas. Além disso, com suas múltiplas metodologias e premissas teóricas, eles permitem a observação da complexidade do cenário cultural transnacional durante a Guerra Fria, e incitam a reflexão sobre novas maneiras de abordar a história da arte, valorizando os contextos locais, as relações transnacionais e as diversas formas de resistência e apropriação cultural.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8678454
PDF

Referências

ARMATO, Alessandro. Arte para el progreso: Intercol y la plástica colombiana (1960-1964). MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 668–699, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676396. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676396; acesso em dez.2024.

CARDOSO, Renata Gomes. Roser Bru e a exposição individual no MAM Rio em 1964: relações artístico-culturais entre Brasil e Chile. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 584–608, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8677174. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8677174; acesso em dez.2024.

CASTELLANOS OLMEDO, A. Bienales de la gráfica en Latinoamérica durante los años sesenta y setenta: la promoción de una disciplina y el establecimiento de un circuito. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 415–447, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676367; acesso em dez.2024.

CORRÊA, Patricia Leal Azevedo. Didáticas e políticas têxteis e o caso da tapeçaria francesa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 632–666, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676618. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676618; acesso em dez. 2024; acesso em dez.2024.

DOSSIN, C. Jackson Pollock and the Pierre Matisse Gallery: Toward a Connected History of Postwar Western Art. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 330–356, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676313; acesso em dez.2024.

LAPIN DARDASHTI, Abigail. “África Arte Negra” in Brazil: Exhibitions, Diplomacy, and the Imaginary of Africa in Brazil. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 557–582, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676415. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676415; acesso em dez.2024.

MARCELINO, Vitor. Imagem [tradicionalmente europeia] do Brasil: o apagamento da história e da produção artística e cultural dos povos indígenas na exposição panorâmica organizada pelo Museu de Arte de São Paulo em Bruxelas em 1973. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 520–555, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676249; acesso em dez.2024.

MAZADIEGO , E. Latin American art in diaspora: migration and alternative networks of art in Europe in the 1960s and 1970s. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 392–413, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8678259; acesso em dez.2024.

ORZES, Anita. Dos dois lados do Atlântico: a reformulação do modelo bienal entre teoria e prática (1968-1989). MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 449–483, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676340; acesso em dez.2024.

QUEZADA YÁÑEZ, Lucy. “Los artistas del Brasil nos tienden la mano”: artes visuales y diplomacia cultural entre las dictaduras militares de Brasil y Chile en 1974. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 610–631, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8678380. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8678380; acesso em dez.2024.

SANTA OLALLA, P. O primeiro período (1962-1969) da Revista de Cultura Brasileña: um nó de relações culturais transatlânticas na Guerra Fria. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 358–390, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676336. ; acesso em dez.2024.

SERVIDDIO, Fabiana. Os rostos do Brasil. A itinerância da exposição Brasil Builds no exterior e a questão racial. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 485–518, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676493; acesso em dez.2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Dária Jaremtchuk, Fabiana Serviddio

Downloads

Não há dados estatísticos.