Resumo
A presente edição da Revista MODOS: Revista de História da Arte conta com vinte e dois textos inéditos. Dentre os quais, destacamos os artigos do dossiê "Circulações e geopolítica nas artes visuais". Os artigos selecionados apresentam pesquisas, que em seu conjunto buscaram restabelecer contextos históricos, processos de produção e circulação artística, relações pessoais e institucionais. Tais pesquisas entrelaçam fronteiras geográficas e territórios culturais, explicitam conexões existentes entre divisões geopolíticas e interesses econômicos. Juntas trazem outros modos de ver geografias, lugares e pessoas, de maneira a repensarmos nossa própria relação com o mundo a partir de suas representações.
Referências
ARMATO, A. Arte para el progreso: Intercol y la plástica colombiana (1960-1964). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 668–699, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676396; acesso em dez.2024.
BASBAUM, R. (?)? Pergunta dentro da pergunta. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.7, p.114-119, 2000. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/49897; acesso em dez.2024.
BASBAUM, R. Você gostaria de participar de uma experiência artística (+NBP). Tese (Doutorado em Poéticas Visuais). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
CARDOSO, R. G. Roser Bru e a exposição individual no MAM Rio em 1964: relações artístico-culturais entre Brasil e Chile . MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 584–608, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8677174; acesso em dez. 2024.
CASTELLANOS OLMEDO, A. Bienales de la gráfica en Latinoamérica durante los años sesenta y setenta: la promoción de una disciplina y el establecimiento de un circuito. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 415–447, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676367; acesso em dez. 2024.
CORRÊA, P. L. A. Didáticas e políticas têxteis e o caso da tapeçaria francesa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 632–666, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676618; acesso em dez. 2024.
CORTESÃO, J. Introdução à História das Bandeiras. Lisboa: Portugália Editora, 1964.
CORTESÃO, J. História do Brasil nos velhos mapas. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 2009.
DE SOUZA, P. T. S. Colombia Coca-Cola: a obra tonta de Antonio Caro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 269–292, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8675838; acesso em out. 2024.
DIAS, E. A renovação da pintura de paisagem no século XIX: o plein air, a École de Barbizon e a formação francesa de Henri-Nicolas Vinet. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 88–128, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8677329; acesso em out. 2024.
DIEGO, E. de. Contra el mapa. Disturbios de la geografia colonial de Occidente. Madri, Ediciones Siruela, 2008.
DOSSIN, C. Jackson Pollock and the Pierre Matisse Gallery: Toward a Connected History of Postwar Western Art. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 330–356, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676313; acesso em dez. 2024.
FABRIS, A. “Duas cartografias da América Latina: Joaquín Torres García e Anna Bella Geiger”. In: BULHÕES. Maria Amélia e KERN, M. L. (org.). América Latina: territorialidade e práticas artísticas. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002, P. 76-89
FRANCA-HUCHET, P. Escritos de artistas e suas singularidades literárias: The real experimentation. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 248–267, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8675750; acesso em nov. 2024.
FREIRE, C. (org.) Terra incógnita. São Paulo: MAC USP, 2015.
GARCÉS, M. Novo iluminismo radical. Lisboa: Orfeu Negro, 2023.
HARLEY, B. The New Nature of the Maps. Essays in the History of Cartography. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2002.
HARLEY, B. "Mapas, saber e poder". Confins, n. 5, 2009, pp. 1-23.
IPHAN; IBGE. Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes, Curt Nimuendajú. 2 ed. Brasília: IPHAN, IBGE, 2017.
LAPIN DARDASHTI, A. “África Arte Negra” in Brazil: Exhibitions, Diplomacy, and the Imaginary of Africa in Brazil. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 557–582, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676415; acesso em dez. 2024.
LAUTRÉAMONT. Cantos de Maldoror. São Paulo: Max Limonad, 1986.
LINO, S. F. A história da arte mágica proposta por André Breton: conexões entre o fazer artístico e a espontaneidade. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 229–246, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676897; acesso em: out. 2024.
LOIS, C. "El mapa, los mapas. Propuestas metodológicas para abordar la pluralidad y la inestabilidad de la imagen cartográfica". Geograficando, n. 11, v. 1, 2015.
MARCELINO, V. Imagem [tradicionalmente europeia] do Brasil: o apagamento da história e da produção artística e cultural dos povos indígenas na exposição panorâmica organizada pelo Museu de Arte de São Paulo em Bruxelas em 1973. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 520–555, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676249; acesso em dez. 2024.
MARSHALL, T. Prisoners of Geography. Ten maps that tell you everything you need to know about global politics. Londres: Elliot and Thompson Limited, 2015.
MAZADIEGO , E. Latin American art in diaspora: migration and alternative networks of art in Europe in the 1960s and 1970s. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 392–413, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8678259; acesso em dez. 2024.
MIGNOLO, W. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa editorial, 2007.
MORAES, L.; CARVALHO, C.; RENDEIRO, M.; GIL, T. Eliminando manchas brancas: um desmonte da cartografia indigenista de Curt Nimuendajú. História da Historiografia, v. 14, n. 37, p.17-61, 2021. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v14i37.1686; acesso em dez. 2024.
OLIVEIRA, C. de. Da Periferia ao Centro: Angelina Agostini em Londres, 1914 – c.1920. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 186–227, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676389; acesso em: dez. 2024.
OLIVEIRA, C. M. Circulação da cultura do Barroco entre os franciscanos na Província de Santo Antônio do Brasil: Emblemática e discursos iconográficos (Salvador – século XVIII). MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 26–56, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676599; acesso em: set. 2024.
OLIVEIRA, F. R. de. A “Ilha-Brasil” de Jaime Cortesão: ideias geográficas e expressão cartográfica de um conceito geopolítico. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v.22, n. 1.191, p. 1-31, feb. 2017.
ORZES, A. Dos dois lados do Atlântico: a reformulação do modelo bienal entre teoria e prática (1968-1989). MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 449–483, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676340; acesso em dez. 2024.
PALADINO, L. M. “O uso de mapas como proposições conceituais: as cartografias do artista argentino Horacio Zabala”. In: FREIRE, C. Estética da história e (re)construção das memórias. Arte e arquivos em debate. São Paulo: MAC USP, 2016, p. 195-200.
PLANTE, I. “La distancia y el lugar: producciones visuales entre el Plata y el Sena durante los años sesenta”. Artelogie, nº 6, 2014, s/p.
QUEZADA YÁÑEZ, L. “Los artistas del Brasil nos tienden la mano”: artes visuales y diplomacia cultural entre las dictaduras militares de Brasil y Chile en 1974. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 610–631, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8678380; acesso em dez. 2024.
REIS, F. C. Produção artística e devoção franciscana no contexto sabarense. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, vol.8, n. 3, p. 58–86, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676248; acesso em out. 2024.
RODRIGUEZ, J. B. La idea del arte latinoamericano. Estudos globales del arte, geografías subalternas, regionalismos críticos. Tese (Facultat de Geografia I Història), Universitat de Barcelona, 2013.
SANTA OLALLA, P. O primeiro período (1962-1969) da Revista de Cultura Brasileña: um nó de relações culturais transatlânticas na Guerra Fria. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 358–390, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676336; acesso em dez. 2024.
SARAMAGO, J. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SCARELLI, R. D. Um catálogo em dois volumes: a produção e a circulação de pequenos bronzes no Brasil e a atuação da Fundição Indígena nas primeiras décadas do século XX. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 130–184, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676929; acesso em dez. 2024.
SCOTTON, G. C.; NOGUEIRA, R. E. A Carta Atlântica de Bartolomeun Lasso de 1586 no contexto da União Ibérica. Revista Brasileira de Cartografia, v.68, n.1, p.121-130, 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv68n1-44475; acesso em dez. 2024.
SERVIDDIO, F. Os rostos do Brasil. A itinerância da exposição Brasil Builds no exterior e a questão racial. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 485–518, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676493; acesso em dez. 2024.
SOUSA, V. S. D. de. Tunga no balanço da morte: intercâmbios entre ‘o novo’ e ‘o velho’ mundo a partir da instalação À La Lumière des Deux Mondes. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 3, p. 294–316, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676353; acesso em nov. 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira