v. 5 n. 1 (2021)

Editorial

7-12
Abstrações em debate
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664659
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664659

Artigos - Colaborações

Luiza Mader Paladino
14-31
O exílio chileno de Mário Pedrosa: solidariedade, arte popular e vocação comunitária
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663905
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663905
Pedro Ernesto Freitas Lima
33-52
Nordestes, curadoria e identidade: Moacir dos Anjos e o uso estratégico da “nordestinidade”
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663904
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663904
Sheila Cabo Geraldo
54-73
Heitor dos Prazeres: a imensa riqueza interna e a instauração da arte
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664022
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664022
Elson de Assis Rabelo
75-92
A textura do sertão: metalinguagem e metaimagem na obra de Euvaldo Macedo Filho
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663917
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663917

Dossiê - Arte abstrata no Brasil: novas perspectivas

Ana Gonçalves Magalhães, Adele Nelson
94-103
Apresentação - Arte abstrata no Brasil: novas perspectivas
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664173
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664173
Ana Gonçalves Magalhães, Adele Nelson
105-113
Introduction. Abstract art in Brazil: new perspectives
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664175
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664175
Kaira M. Cabañas
115-127
Toward a Common Configurative Impulse
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664006
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664006
Mária Amalia García
129-146
Lecturas vernáculas de la abstracción sudamericana de posguerra
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664024
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664024
Sérgio B. Martins
148-158
Antiaula vanguardista: a superação de plano, página e palco na poética de Lygia Pape
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664220
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664220
Ana Avelar
160-177
Pintoras e gravadoras expressivas: um capítulo à parte. Informalismo e expressionismo-abstrato no Brasil
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664221
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664221
Heloisa Espada
179-197
Além da ordem e da razão: a participação suíça na 1a Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664232
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664232
Regina Teixeira de Barros
199-214
O denominador comum da vanguarda: o prêmio Leirner de Arte Contemporânea
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664009
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664009
Elizabeth Catoia Varela
216-229
Volpi e o concretismo: uma controvérsia crítica
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664007
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664007
Talita Trizoli
231-248
Uma dupla exclusão: Judith Lauand e Jandyra Waters, entre concretismos, misticismos e possíveis feminismos
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663977
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663977
Priscila Sacchettin
250-268
“Desde menina eu me apaixonava pelos objetos”: a pintura de Maria Leontina e a geometria sensível
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663995
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663995
Gil Vieira Costa
270-289
Arte abstrata no Brasil: Estela Campos, clube de artes plásticas da amazônia e equipe gestalt
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663993
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663993
Almerinda Silva Lopes
291-310
Embates da Revista Fundamentos com a Abstração: da intransigência à tentativa de compreensão
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664177
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664177
Vera Beatriz Siqueira
312-334
Ecologia da forma abstrata no Brasil: o caso de Roberto Burle Marx
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664023
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664023

Montagem: a condição expositiva

Luciano Vinhosa Simão
336-346
Dispositivos de imersão e a autorrepresentação do espectador: o uso do televisor em espaços expositivos
https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663932
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663932