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Cultura política, ideologia e comportamento eleitoral: alguns apontamentos teóricos sobre o caso brasileiro
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Palavras-chave

Cultura política. Ideologia. Comportamento eleitoral. Brasil

Como Citar

BORBA, Julian. Cultura política, ideologia e comportamento eleitoral: alguns apontamentos teóricos sobre o caso brasileiro. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 147–168, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641202. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo trata das inter-relações entre os conceitos de cultura política, ideologia e comportamento eleitoral na busca da compreensão do chamado “eleitor brasileiro” através da apresentação de algumas vertentes explicativas. São definidos os conceitos de cultura política e ideologia, além da apresentação das principais teorias do comportamento eleitoral e das tipologias do voto no Brasil. O estudo conclui por um eleitor de tipo personalista, o qual decide seu voto, principalmente, a partir dos atributos individuais, de competência e honestidade dos candidatos. Por fim, busca-se uma explicação de origem histórica para esse padrão de comportamento eleitoral.

 

Abstract

This article analyses the interrelations between the concepts of political culture, ideology and voting behavior, in an attempt to understand the so-called “Brazilian voter”. It defines the concepts of political culture and ideology, and presents the principal theories of electoral behavior and the typologies of the vote in Brazil. It concludes by giving a typology of the Brazilian voter, who is defined as personalistoriented, deciding his vote principally on this basis of the individual attributes, competence and honesty of the candidates. Finally, it seeks to explain the historical origin of this behavioral pattern among voters.

Key words: political culture, ideology, voting behavior, Brazil.

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