Caros autores
A PARC requereu suspender a submissão de artigos para revisar os protocolos de edição de manuscritos aceitos e da submissão de novos. Seguem mudanças que foram implementadas.
NA EDIÇÃO DE MANUSCRITOS ACEITOS REALIZAMOS DUAS ALTERAÇÕES:
- A responsabilidade da revisão da redação em português foi transferida para os autores.
- A obrigatoriedade da revisão normativa segundo ABNT NBR; 6023:2018 (corrigida em 2020) e ABNT NBR 10520:2023 foi mantida; sendo agora solicitado aos autores que contratem profissional de sua escolha, preferivelmente com formação em letras, biblioteconomia, estudos da linguagem ou similares, para realizar a revisão e que entreguem o artigo revisado com uma declaração no modelo da PARC assinada pelo revisor. A solicitação da revisão normativa foi mantida como antes, após o aceite do artigo e por meio de mensagem aos autores pelo editor responsável no sistema da revista.
Esclarecemos que a revisão de uma referência tem equivalência em esforço, podendo ultrapassar, à revisão de uma lauda de redação em português, devido aos itens a serem verificados e à quantidade de referências.
A revisão de uma referência requer: (i) identificar a fonte original e consultar seus metadados; (ii) verificar se todos componentes da referência correspondem às informações da fonte original (nome do autores, ordem dos autores, títulos, datas …); (iii) verificar se link da referência é válido e correto, i.e., leva para a fonte sendo referenciada; (iv) verificar se categoria da referência está correta (artigo em periódico, livro, capítulo de livro, lei, relatório …); (v) verificar se composição da referência está de acordo com a norma, se componentes mínimos estão presentes e corretamente preenchidos; (vi) verificar se todas referências tem uma citação correspondente; (vii) verificar se referências da mesma autoria e ano são diferenciadas na referência e f(viii) inalmente verificar se lista de referências está na ordem alfabética crescente.
A revisão das citações no documento requer: (i) verificar se toda citação tem um referência correspondente na lista de referências; (ii) verificar se o nome do autor na referência está coerente com a referência correspondente; (iii) verificar se o ano da citação está coerente com a referência correspondente; (iv) verificar se há diferenciação em casos de citações à referências com igualdade de autoria e ano; (v) verificar se a norma de citação atualizada em 2023 está aplicada corretamente e (vi) finalmente realizar esta verificação no texto completo, nas fontes ou títulos de figuras, tabelas ou quadros, no rodapé e em apêndices.
Algoritmos de IA (tipo Large Language Models) ou aplicativos de gestão de referências não geram referências 100% corretas, principalmente os aplicativos de gestão de referências que se baseiam em ficha catalográfica da referência que pode conter falha de preenchimento. Desta forma, a PARC não prescinde de revisão normativa por humano especialista, visto que garantir a citação e referência correta viabiliza o acesso a fonte citada fomentando a disseminação do conhecimento e diálogo científico.
NA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Nos critérios de submissão:
Sobre os critérios aceitos pelo autor no momento da submissão, houveram atualizações e novas inclusões. A atualização segue listada a seguir:
- Caso o artigo em qualquer idioma seja aceito para publicação, os autores se comprometem a apresentar uma declaração, quando solicitada, de revisão normativa segundo ABNT NBR 6023 e ABNT NBR 10520 (versão atualizada vigente) realizada por profissional com formação, preferivelmente, em letras, biblioteconomia, estudos da linguagem ou similares, de escolha do autor. A declaração deve estar no modelo solicitado pela PARC.
- Caso o artigo esteja redigido em inglês e seja aceito para publicação, os autores se comprometem a apresentar uma declaração, quando solicitada, da revisão da redação em inglês realizada por profissional com formação, preferivelmente, em letras, estudos da linguagem ou similares. A declaração deve estar no modelo solicitado pela PARC..
- Caso o artigo tenha utilizado recursos de inteligência artificial na redação ou análise de dados, a utilização deve ser explicada na seção de materiais e métodos e uma declaração deve ser incluída no texto.
Sobre a revisão de artigos redigidos em inglês, em 2024 a PARC tem verba advinda de um projeto FAEPEX da UNICAMP para pagar esta revisão. Desta forma, em 2024 a contratação de um profissional e revisão da redação em inglês realizada no âmbito do projeto FAEPEX, dispensando os autores desta contratação e envio de declaração. Não havendo este fomento em anos futuros, a obrigatoriedade da revisão por um humano especialista da redação em inglês será mantida e será realizada nos moldes da revisão normativa. Isto é, será de responsabilidade do autor contratar o profissional adequado e apresentar o artigo revisado com declaração do revisor quando solicitado.
Nas diretrizes para autores
Foi incluído o item relativo ao uso da Inteligência artificial com base na declaração de posição do Committee on Publication Ethics (COPE) que afirma que:
Os autores que utilizam ferramentas de IA na escrita de um manuscrito, produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, ou na coleta e análise de dados, devem ser transparentes na divulgação nos Materiais e Métodos (ou secção semelhante) do artigo em como a ferramenta de IA foi utilizada e qual a ferramenta utilizada. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu manuscrito, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e são, portanto, responsáveis por qualquer violação da ética de publicação. (https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author)
Desta forma, caso os autores tenham utilizado de inteligência artificial na redação do texto e/ou na criação de imagens, gráficos, tabelas ou suas legendas correspondentes, ou na coleta e análise de dados, esta utilização deve ser explicada na seção de materias e métodos (ou similar) e deverá ser incluída uma seção denominada Declaração antes da seção de Agradecimentos e/ou de Referências. O modelo de declaração é apresentado nas Diretrizes para autores.
Em deveres a serem observados:
A caracterização de autoria foi atualizada. Segue novo texto com os destaques da alteração:
Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado; caracterizada por no mínimo três tipos diferentes de contribuição de autoria segundo a taxonomia Contributor Role Taxonomy (https://credit.niso.org/). Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Também foi acrescentado o protocolo da revisão normativa e os exemplos de referências bibliográficas foram atualizados.
Todas estas alterações já foram implementadas permitindo que possamos novamente abrir o periódico para novas submissões e dar continuidade ao processo de edição de texto das submissões aceitas.
Atenciosamente, corpo editorial da PARC