Banner Portal
Habitações térreas e multipavimentos de interesse social: avaliação de desempenho térmico para tipologias com vedações em alvenaria de blocos cerâmicos e de concreto
PDF

Palavras-chave

Desempenho térmico. Habitação térrea e multipavimentos. Habitação de interesse social. Alvenaria de blocos cerâmicos e de concreto.

Como Citar

SACHT, Helenice Maria; ROSSIGNOLO, João Adriano. Habitações térreas e multipavimentos de interesse social: avaliação de desempenho térmico para tipologias com vedações em alvenaria de blocos cerâmicos e de concreto. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 2–19, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634498. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634498. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Os fechamentos verticais e horizontais exercem grande influência sobre as condições de conforto térmico de uma habitação, por isso os materiais devem ser escolhidos de acordo com as particularidades climáticas de determinada região. Com base nisso, este trabalho apresenta uma proposta de avaliação do desempenho térmico de uma tipologia habitacional térrea (TI24A) e uma tipologia multipavimentos (V052H-01) executadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), considerando vedações em alvenaria de blocos cerâmicos e de blocos de concreto. O objetivo deste estudo foi discutir a influência dos tipos de vedação no desempenho térmico da habitação. Foram determinados os critérios iniciais de estudo e executadas simulações computacionais empregando o software Arquitrop 3.0, para 10 cidades. Na tipologia térrea os dois tipos de alvenaria apresentaram desempenho semelhante, sendo que no verão não foi atendido nenhum dos níveis de desempenho para as cidades analisadas. Já na habitação multipavimentos a alvenaria de blocos cerâmicos, apresentou melhor desempenho térmico, principalmente no pavimento intermediário. As tipologias do pavimento da cobertura, em grande parte dos casos apresentaram temperaturas internas mais elevadas em cerca de 0,5 a 1ºC em relação às tipologias do pavimento intermediário.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634498
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.