Resumo
Cinco estados brasileiros estão representados pelos artigos publicados nesta edição especial da Revista PARC: Bahia, Goiânia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os estudos associados são oriundos de pesquisas a nível de doutorado e mestrados, de convênio de pesquisa entre empresa e universidade e da prática. A partir dos estudos e casos práticos apresentados verifica-se que já se ultrapassou o estágio de desconhecimento de BIM no Brasil e que empresas (escritórios de projeto de arquitetura, de engenharia e industriais, e construtoras) já encararam o desafio de implementá-lo em seus processos. Os artigos demonstram que a conceituação de BIM foi estabelecida e que este encontra-se instalado no país, já demandando melhoramentos, estabelecendo novos patamares de desenvolvimento e apropriação, principalmente no ensino.Referências
AMORIM, A.L. de; GROETELAARS, N.J. (Org.) ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., 2011, Salvador. Anais… Salvador: FAUFBA, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15965: Sistema de classificação da informação da construção, Parte 1: Terminologia e estrutura. Rio de Janeiro, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15965: Sistema de classificação da informação da construção, Parte 2: Características dos objetos da construção. Rio de Janeiro, 2012.
KOWALTOWSKI, D.C.C.K.; RUSCHEL, R.C. (Org.) SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3. & ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais… Campinas: FEC-ANTAC, 2013.
McGRAW Hill Construction. The Business Value of BIM for Construction in Major Global Markets: How contractors around the world are driving innovations with Building Information Modelling. Smart MarketReport, 2014.
A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.