Banner Portal
Avaliação quantitativa e direcional da admissão de luz natural através de janela com elementos de controle solar
PDF

Palavras-chave

Iluminação natural. fluxo luminoso. Janelas. Elemen tos de controle solar.

Como Citar

BOGO, Amilcar José; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay; CLARO, Anderson. Avaliação quantitativa e direcional da admissão de luz natural através de janela com elementos de controle solar. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 91–110, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634503. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634503. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação quantitativa e direcional da luz natural admitida através de janelas com elementos de controle solar - ECS, produzindo informações sobre o fluxo luminoso resultante e sua distribuição espacial. O método baseia-se na definição de um modelo virtual análogo ao goniofotômetro, equipamento utilizado em estudos fotométricos laboratoriais. A proposta foi implementada através de um programa de simulação computacional do comportamento da luz natural APOLUX 1.0. Os parâmetros de análise foram o fluxo luminoso admitido e a luminância equivalente da janela voltada ao ambiente interno, caracterizando sua distribuição espacial. O estudo foi realizado com diferentes tipos de ECS, horizontais e verticais. Os resultados obtidos permitem apontar o método desenvolvido como bastante satisfatório para os objetivos propostos, apresentando também vantagens em relação aos métodos experimentais de laboratório, como o menor tempo de análise, menor custo e facilidade de acesso à maioria dos pesquisadores.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634503
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.