A dramaturgia, enquanto texto teatral, encontra-se no limiar entre a literatura e o teatro. Nesse limbo, pesquisadores que estudam o texto teatral veem seus temas de trabalho em um entrelugar, que muitas vezes não ganha o primeiro plano em nenhuma das áreas. Na literatura, romances, contos e poesias costumam receber mais atenção; no teatro, a dramaturgia é apenas um dos elementos importantes da cena, e que ganhou nos últimos anos uma expansão de seu significado (dramaturgias do corpo, da luz, do movimento, etc.). Não obstante, o texto teatral tem sido publicado, lido e estudado com muito entusiasmo no decorrer dos séculos, sempre encontrando seu espaço entre artistas, escritores, leitores e pesquisadores. Nos últimos anos no Brasil houve um aumento no interesse de escrita e de publicação de dramaturgia, inclusive com o surgimento de editoras especializadas.
O presente dossiê da revista Pitágoras 500 convida pesquisadores a enviarem artigos sobre as muitas possibilidades de investigação a partir da publicação de peças teatrais em diversos meios: livros, revistas, programas, panfletos, sites, entre outros, do passado e do presente.
Alguns temas que podem ser abordados:
- Os diversos meios de publicação do passado e do presente: jornais, folhetins, cordel, livros, revistas, sites, etc.
- A censura: desde peças cujas encenações foram censuradas, mas puderam ser publicadas, até peças censuradas também em suas publicações ou impedidas de vir à luz por diferentes motivos, inclusive empresariais.
- O texto teatral como forma de trazer informações sobre a cena de sua época.
- Os textos perdidos em arquivos pessoais ou públicos e que nunca foram publicados.
- Dramaturgias raras e inéditas, que foram ou não publicadas.
- Os modos como os textos teatrais mais antigos chegaram e chegam até nós hoje.
- A dramaturgia contemporânea e as formas como estão sendo publicadas (seja em termos gerais, seja em estudos específicos de autores e obras).
- As editoras, especializadas ou não em dramaturgia.
- As edições de peças que trazem a teatralidade para as páginas do papel de maneira artística, seja por meio do modo como o texto é impresso, seja por meio de imagens e cores, seja por outras formas criativas nas quais a publicação projeta a possibilidade cênica do texto teatral.
- Os(as) autores(as) teatrais e a publicação de suas obras.
- Autores(as) teatrais esquecidos(as) ou silenciados(as) e como suas obras podem ser divulgadas por meios das pesquisas e das publicações.
- A teatralidade de textos publicados e não encenados: ferramentas textuais performativas.
- A entrada dos livros de dramaturgia em espaços literários: livrarias, bibliotecas, saraus, etc.
- A prática de leitura de dramaturgia: particularidades e contribuições para a formação do leitor.
- Editar dramaturgia: escolhas e práticas nos processos editoriais.
- Análises literárias de publicações de textos teatrais: diálogos intertextuais.
Os artigos devem ser enviados até 30 de abril de 2025.
Submissões e diretrizes em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/about/submissions
Lembramos também que a Seção Aberta da revista recebe artigos de diferentes temáticas de maneira contínua!