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Encruzilhadas em preto e branco
No lado direito da imagem vê-se uma mulher com cabelos trançados e blusa verde. A mulher é jovem e negra, e está olhando para o lado esquerdo da imagem, onde se vê um objeto circular esfumaçado. Uma luz vinda do canto direito ilumina o rosto da mulher.

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Palavras-chave

Transculturalidade
Vissungos
Poética diaspórica

Como Citar

JESUS, Luciano Mendes de; PEREIRA, Sayonara Sousa. Encruzilhadas em preto e branco: cantos de tradição e transcriação em poéticas diaspóricas. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 95–110, 2020. DOI: 10.20396/pita.v10i1.8659066. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8659066. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto explora a noção de cantos de tradição afro-diaspóricos como tecnologias performativas que conduzem processos transcriativos transculturais e pluriétnicos. O conceito de encruzilhada, como um princípio cosmoperceptivo africano, é utilizado para interligar as experiências artísticas do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e da Plataforma Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante.

 

https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659066
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Referências

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