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De Maria Déa a Maria Bonita
Capa de Gian Carlo Guadagnin.
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Palavras-chave

Rachel de Queiroz
Dramaturgia
Personagem feminina

Como Citar

CARRICO, André; MEDEIROS, Clara Oliveira de. De Maria Déa a Maria Bonita: estudo de uma personagem feminina na peça Lampião de Rachel de Queiroz. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.20396/pita.v12i00.8667686. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667686. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho investiga a representação da mulher cangaceira a partir da personagem Maria Bonita, da peça Lampião (1953) de Rachel de Queiroz. A personagem é analisada a partir de um contexto de estereotipia de representação do Nordeste e, ainda que, inicialmente, ela apareça valente e insubmissa, muda ao longo da peça e padece de situações de violência contra a mulher. Como referenciais teóricos são utilizados, principalmente, Adriana Negreiros (2018) e Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2017). 

https://doi.org/10.20396/pita.v12i00.8667686
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Referências

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Copyright (c) 2022 André Carrico, Clara Medeiros

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