Resumo
Este artigo parte da experiência biográfica da autora junto ao grupo de teatro Ventoforte, na década de 1980, de modo a explicitar pressupostos estéticos e artístico-pedagógicos do encenador Ilo Krugli (1930-2019). A autora associa o trabalho com objetos animados e a direção de atores de Ilo com a teoria do espaço potencial de D. W. Winnicott (2019), habitando um entrelugar: dualidade entre tradição e inovação no chamado “teatro para todas as idades”.
Referências
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In Entre o passado e o futuro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade / Ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BALARDIM, Maysa Carvalho, BALARDIM, Paulo. Objetos obsoletos como elementos de composição dramatúrgica de Automákina-Universo Deslizante, do Grupo Teatral de Pernas Pro Ar (RS). Urdimento, set, 2018.
Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/572
BELTRAME, Valmor. A animação do inanimado na dramaturgia de Maiakóvski. Linguagem em (Dis)curso, vol.2, n.2, jan/jul.2002.
COSTA, Felisberto Sabino. A poética do ser e do não ser / Procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo: EDUSP, 2016.
BORGES, Paulo César Balardim. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. Tese de doutorado. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e22.pdf
JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro:Editora Nova Fronteira, 1964.
KRUGLI, Ilo. História de lenços e ventos. Rio de Janeiro: Editora Didática e Científica, 2000.
MAIAKÓVSKI, Vladimir. Mistério-Bufo. São Paulo: Editora 34, 2012.
SWEDZKY, Javier. Practicar la desorganizacion del mundo – La experiencia del Taller de dramaturgia em teatro de objetos. Urdimento, v.2, n.32, p.305-312, Setembro 2018.
WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Marina Marcondes Machado