Banner Portal
As resenhas de montagens de peças de Shakespeare no Brasil
PDF

Palavras-chave

Cultura. Margem. Crítica teatral.

Como Citar

RAUEN, Margarida. As resenhas de montagens de peças de Shakespeare no Brasil. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 4–19, 2014. DOI: 10.20396/pita.v4i2.8634699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634699. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda a recepção de montagens de peças de Shakespeare no Brasil. A escassez de resenhas durante o século XX é relacionada às políticas culturais de ditaduras, com as restrições à liberdade de expressão e à censura. Considera-se a predominância de críticos reacionários até os anos 1980 e o surgimento de reformistas, com abordagens interdisciplinares, nos anos 1980.

 

https://doi.org/10.20396/pita.v4i2.8634699
PDF

Referências

ALMEIDA, Barbara Heliodora C. de M. F. de. Shakespeare in Brazil. In: MUIR, Kenneth (ed.). Shakespeare Survey 20, Shakespearean and Other Tragedy. Cambridge, Cambridge University Press, 1967.

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro; São Paulo, Record, 2000.

CAMATI, Anna Stegh; MIRANDA, Célia Arns de (org.). Shakespeare sob múltiplos olhares. Curitiba, Ed. Solar do Rosário, 2009.

CAMATI, Anna Stegh. Sonho de Uma Noite de Verão: o Erudito e o Circense em Cena. In: CAMATI, Anna Stegh; MIRANDA, Célia Arns de (org.). Shakespeare sob múltiplos olhares. Curitiba, Ed. Solar do Rosário, 2009, pp. 269-290.

CAMATI, Anna Stegh. Hamletrash: A Brazilian Hamlet Made of Scraps. In: RESENDE, Aimara da Cunha (org.). Brazilian Readings of Shakespeare. Newark, University of Delaware Press, 2002, pp. 62-75.

COSTA, Maria Cristina. Censura em Cena - Teatro e Censura no Brasil. São Paulo, EDUSP; FAPESP, 2006.

DESMET, Christy; SAWYER, Robert. Shakespeare and Appropriation. London; New York, Routledge, 1999.

GILBERT, Helen e TOMPKINS, Joanne. Post-colonial Drama. Theory, practice, politics. London; New York, Routledge, 1996.

GOMES, Eugênio. Shakespeare no Brasil. Ministério da Educação e Cultura/ Departamento de Imprensa Nacional, 1961.

GOMES, Celuta; AGUIAR, Thereza da Silva (org.). William Shakespeare no Brasil. Bibliografia das Comemorações do Quarto Centenário — 1964. Rio de Janeiro, Divisão de Publicações e Divulgação da Biblioteca Nacional, Ministério da Educação e Cultura, 1965.

HELBO, André et al. Approaching Theatre. Bloomington and Indianapolis, Indiana University Press, 1987.

HOMEM, Rui Carvalho e Hoenselaars, Ton (org.). Translating Shakespeare for the Twenty-First Century. Amsterdam;New York, Editions Rodopi B.V., 2004.

HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. New York;London, Routledge, 2006.

KIDNIE, Margaret Jane. Shakespeare and the Problem of Adaptation. London;New York, Routledge, 2009.

KLIMAN, Bernice K.; SANTOS, Rick J. (org.). Latin American Shakespeares. Madison; Teaneck, Fairleigh Dickinson University Press, 2005.

MAROWITZ, Charles. Recycling Shakespeare. London, Macmillan, 1991.

MARTINS, Marcia Amaral Peixoto. Shakespeare em tradução no Brasil. In: SANTOS, Marlene Soares dos; LEÃO, Liana de Camargo (org.). Shakespeare, sua época e sua obra. Curitiba, Beatrice, 2008, pp. 301-19.

MARTINS, Marcia Amaral Peixoto. “Shakespeare no Brasil: Fontes de Referência e Primeiras Traduções”. In: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/12701/12701.PDF. Acesso em: 23/10/2011.

O’SHEA, José Roberto. Early Shakespearean Stars Performing in Brazilian Skies: João Caetano and National Theater. In: KLIMAN, Bernice W; SANTOS, Rick J. (org.). Latin American Shakespeares. Madison; Teaneck, Fairleigh Dickinson University Press, 2005, pp. 25-36.

PRADO, Décio de Almeida. João Caetano: o ator, o empresário, o repertório. São Paulo, EDUSP; Perspectiva, 1972.

PRADO, Décio de Almeida. O resto é silêncio. In: O Estado de São Paulo, 13 Dec.1964, p. 21.

PRADO, Décio de Almeida. Teatro em Progresso. São Paulo, Perspectiva, 2002.

RAUEN, Margarida G. Brazil. In: DOBSON, Michael; WELLS, Stanley (org.). The Oxford Companion to Shakespeare. Oxford, Oxford UP, 2001, p. 54.

RAUEN, Margarida G. Shakespearean performance reviewing in Brazil. In: CAHIERS ÉLISABÉTHAINS, Special Issue, 2012, pp. 99-104.

RAUEN, Margarida G. Guilherme Schiffer Durães Caliban: From Canonical Text to Resistance. In: KLIMAN, Bernice W; SANTOS, Rick J. (org.). Latin American Shakespeares. Madison; Teaneck, Fairleigh Dickinson University Press, 2005, pp. 130-142.

RESENDE, Aimara da Cunha (org.). Brazilian Readings of Shakespeare. Newark, University of Delaware Press, 2002.

ROCHA, Roberto Ferreira da. Hero or Villain: a Brazilian Coriolanus during the Period of the Military Dictatorship. In: KLIMAN, Bernice W; SANTOS, Rick J. (org.). Latin American Shakespeares. Madison; Teaneck, Fairleigh Dickinson University Press, 2005, pp. 37-53.

ROCHA, Roberto Ferreira da. Hamlet com Cara de Brasil: Reverenciado, Questionado, Carnavalizado e Deglutido. In: CAMATI, A. S.; MIRANDA, C. A. (org.). Shakespeare sob múltiplos olhares. Curitiba, Ed. Solar do Rosário, 2009, pp. 291-297.

SANTOS, Marlene Soares dos. Theater for the Oppressed: Augusto Boal’s A Tempestade. In: RESENDE, Aimara da Cunha (org.) Brazilian Readings of Shakespeare. Newark, University of Delaware Press, 2002, pp. 42-54.

SANTOS, Marlene Soares dos; LEÃO, Liana de Camargo (org.). Shakespeare, sua época e sua obra. Curitiba, Beatrice, 2008.

SHAKESPEARE, William. O primeiro ‘Hamlet’ in Quarto de 1603. (trad. de José Roberto O’Shea). São Paulo, Hedra, 2010.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.