Abstract
O presente artigo busca sublinhar a relação artístico-biográfica do encenador norte-americano Bob Wilson com as deficiências. Os eventosaqui destacados ocorreram antes de sua investida profissional nas artes da cena, porém são de fundamental importância para que possamos compreendercomo o encenador tornou-se mais suscetível a perceber que, se adequadamente direcionado, o que é tido unicamente enquanto uma doença pode se transformar em um efetivo elemento de expressão artística.References
ABSOLUTE, Wilson. Direção: Katharina Otto-Bernstein.Produção: Film Manufacturers e Alba Films Prod.. Estados Unidos: Film Manufactures, 2006. 1 DVD (105min).
BRECHT, Stefan. The Theatre of Visions – Robert Wilson. Frankfurt: Suhrkamp Verlag Franfurt, 1978.
EINSTEIN on the Beach: The changing image of Opera. Direção: Mark Obenhaus. Produção: Obenhaus Films. Estados Unidos: Chicago International Film Festival, 1985. VHS/DVD (56 min).
GALIZIA, Luiz Roberto Brant de Carvalho. Os Processos criativos de Robert Wilson: trabalhos de arte total para o teatro americano contemporâneo. Tradução de Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GONÇALVES, Maria da Graça Giradi. Martha Graham: Dança, Corpo e Comunicação. 2009. 144 fls. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP.
HOLMBERG, Arthur. Directors in Perspective: The Theatre of ROBERT WILSON. Massachusetts: Cambridge University Press, 1996.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PINHEIRO, Lucas de Almeida. Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista. 2017. 220 f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
SHEVTSOVA, Maria. Robert Wilson. New York: Taylor & Francis Group, 2006.
SHYER, Laurence. Robert Wilson and his Collaborators. Nova York: Theatre Communications Group, 1989.
SOLOMON, Andrew. Longe da árvore: pais, filhos e a busca da identidade. Tradução de Donaldson M. Garschagen, Luiz A. de Araújo e Pedro Maria Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
TONEZZI, José. A cena contaminada - um teatro das disfunções. São Paulo: Perspectiva, 2011.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.