Resumo
O texto a seguir apresenta a implantação do programa público de iniciação artística para primeira infância na Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, Brasil: o PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância) – 2021/2022. Enfocamos reflexões e narrativas sobre a relação de pertencimento do espaço público na composição estética em que a presença de corpos apresenta influências de ações de caráter performativo em diálogo com a educação somática.
Referências
COHEN, B. Bainbridge. Sentir perceber e Agir. educação somática pelo método Body-Mind Centering. tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: São Paulo: Edicções Sesc, 2015.
DIEGUEZ, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Sala Preta, revista PPGAC ECA. São Paulo, 2009, p. 125 a 129.
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. In Revista Lume ILINK – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais. UNICAMP n 4. 2013.
FERAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, revista PPGAC ECA. São Paulo, , p. 197 a 210, 2009, p. 197-210.
FORTIN, Sylvie. Educação Somática: Novo ingrediente da formação prática da dança. In: Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, , n.2, p fev, 1999, p. 40-55.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LOPARIC, Zeljko. Winnicott e a ética do cuidado. São Paulo : DWW Editorial, 2013.
MISSAGLIA, Juliana. Ética do Cuidado: duas formulações e suas objeções. In Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia, V. 6 N. 3, 2020, p. 55-67. Edição eletrônica URL : https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/etica-do-cuidado/Acesso em 24 de outubro de 2022.
ZIMMERMANN, Ana Cristina; CHUNG, Saura, Soraia. « Les savoirs oubliés: corps, tradition et l’environnement dans les communautés brésiliennes et latino-américaines », Recherches & éducations [En ligne], HS | Juillet 2020. URL:http://journals.openedition.org/rechercheseducations/9147.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Melissa Migueles Panzutti, Vilma Campos dos Santos Leite