Banner Portal
E. Claparède: os primeiros estudos sobre a psicologia das crianças pequenas no Institut Jean-Jacques Rousseau
Remote

Como Citar

COLINVAUX, Dominique; BANKS-LEITE, Luci. E. Claparède: os primeiros estudos sobre a psicologia das crianças pequenas no Institut Jean-Jacques Rousseau. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 217–220, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642896. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Edouard Claparède, pesquisador genebrino que viveu de 1873 a 1940, é um nome bastante familiar no Brasil, particularmente para os que realizaram estudos universitários em psicologia e em pedagogia, em um período anterior a 1980. Vários de seus livros, escritos na primeira metade do século XX, eram frequentemente lidos pelos estudantes desejosos de melhor compreender o pensamento infantil e as ideias do movimento de renovação educacional, denominado “Escola Nova”. Entre eles, destacam-se: Psicologia da criança e pedagogia experimental (Psychologie de l´enfant et pédagogie expérimentale, 1905), A escola sob medida (L’école sur mesure, 1920) e A educação funcional (L’éducation fonctionnelle, 1931). Ele próprio esteve no Brasil em 1930, a convite de sua ex-aluna e colaboradora russa, Helena Antipoff, formada em Paris e em Genebra, cujo nome está estreitamente relacionado a importantes trabalhos no campo educacional em nosso país, particularmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro2
Remote

Referências

J. PIAGET, Le jugement et le raisonnement chez l’enfant (O julgamento e o raciocínio na criança), 343 p., Neuchâtel et Paris, Delachaux e Niestlé, 1924.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.