Banner Portal
Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
PDF

Palavras-chave

Ensino. Aprendizagem em ciências. Discursos lacanianos

Como Citar

VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth. Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 155–175, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As condições para que se efetive a articulação entre ensino e aprendizagem colocamse, atualmente, como um dos principais temas de pesquisa no Ensino de Ciências. Apesar dos muitos esforços dos educadores no sentido de propor diferentes estratégias de ensino, concebidas com base em recentes resultados de pesquisa, essa articulação vem se mostrando como uma meta difícil de ser alcançada. A exploração de analogias entre os discursos de Lacan e os do professor em sala de aula, desenvolvida neste trabalho, pretende, por um lado, constituir-se numa contribuição para refletirmos sobre as posições implícitas que o professor assume na sua prática docente ao colocar em ação diferentes saberes. Por outro lado, procuraremos mostrar que a utilização do esquema lacaniano dos discursos do inconsciente permite explorar os efeitos dessas posições e ampliar nossa compreensão acerca das possibilidades de articulação entre os processos de ensinar e aprender.

Abstract:

The conditions to accomplish the joint enter education and learning is placed, currently, as one of the main subjects of research in science teaching. Despite the many efforts of the educators in the direction considering different strategies of education, conceived on the basis of recent results of research, this joint has been showing itself as a difficult goal of being reached. The exploration of analogies between the speeches of Lacan and of the professor in classroom, developed in this work, intends, on one hand, to constitute a contribution to reflect about the implicit positions that the professor assumes in its practice when placing in action different knowledges. On the other hand, we intend to explicit that the use of the lacanian project of the speeches of the unconscious allows to explore the effect of these positions and to extend our understanding concerning the joint possibilities between the processes of teaching and learning.

Key words: Teaching. Science learning. Lacanian speeches

PDF

Referências

ARRUDA, S. M. 2001. Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de física do ensino médio. Tese de doutorado. FEUSP.

ARRUDA, S. M. e VILLANI, A. 2001. Formação em serviço de professores de Ciências no Brasil: contribuições da Psicanálise. Atas (CD) do III Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2001. Águas de Lindóia, São Paulo.

BAROLLI, E. 1998. Reflexões sobre o trabalho dos estudantes no laboratório didático. Tese de doutorado. FEUSP.

BARROS, M.A. 2002. Análise de uma experiência didática com grupos de aprendizagem em Física. Tese de Doutorado. FEUSP.

CENPEC. 2004. Projeto Estudar pra Valer! Leitura e produção de texto nas séries iniciais do ensino fundamental. São Paulo. (no prelo) DE LAJONQUIÈRE, L. 1995. Piaget e Freud: Uma aproximação possível? Anais da I Jornada de Psicologia da Educação, Pelotas pp. 1-42.

FERNANDEZ, A. 1990. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Artes Médicas, Porto Alegre.

FERREIRA, M. P.P. 1997. Análise e Interpretação de um curso de segundo grau sobre as Leis de Newton. Dissertação de Mestrado, IFUSP-FEUSP.

FINK, B. 1998. O Sujeito Lacaniano – entre a linguagem e o gozo. Zahar Ed. Rio de Janeiro.

FRANZONI, M. 2004. Os pontos de ressonância entre os convites docentes e a construção de saberes na formação inicial de professores Tese de Doutorado. FEUSP.

KUPFER, M. C. 1990. Desejo de saber. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia, USP. São Paulo.

KUPFER, M. C. 2000. Educação para o Futuro. Psicanálise e Educação. Escuta, São Paulo.

ORQUIZA, L.C. 1994. Representações mentais e conflitos cognitivos: o caso das colisões em Mecânica. Tese de Doutorado. FEUSP.

QUINET, A. 2005. A ciência psiquiátrica nos discursos da contemporaneidade. [citado em 20 ago 2005]. Disponível em: http://lacanian.memory.online.fr/aquinet_ciencia.htm.

SALES, L. S. 2005. Language in the Rome discourse: program to read psychoanalysis. Psic.: teor. e pesq. [online]. jan./abr. vol.20, no.1 [citado em 29 may 2005], p.49-58. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.

SANTANA, D.A. 2003. Os Discursos e suas possíveis implicações pedagógicas. Dissertação de Mestrado IFUSP-IQUSP-FEUSP.

TARDIF, M. 2000. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação (ANPED). Nº 13, jan/fev/mar/abr.

VALADARES, J.M. 2002. As formas e a construção da subjetividade em um grupo de professores: análise de uma prática e seus discursos. Dissertação de Mestrado. IFUSP-FEUSP VILLANI, A. & BAROLLI, E. 2000. Interpretando a Aprendizagem nas Salas de Aula de Ciências. ATAS XXIII ANPED, CD-ROM GT-04. 13 pp.

VILLANI, A. & CABRAL, T.C. B. 1997. Mudança Conceitual, Subjetividade e Psicanálise Investigações em Ensino de Ciencia, 2(1) pp. 43-61. Disponível em: http:// www.if.ufrgs.br/ public/ensino/revista.htm VILLANI, A. 1999. O professor de ciências é como um analista? – Ensaio – Pesquisa em Ensino de Ciências 1(1) , pp.5-31.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.