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A educação infantil em movimento: a experiência das cirandas infantis no MST
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Como Citar

ARENHART, Deise. A educação infantil em movimento: a experiência das cirandas infantis no MST. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 175–189, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643850. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O presente texto parte de um estudo monográfico que buscou analisar como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem concebendo e orientando a educação das crianças de O a 6 anos em espaços coletivos, denominados pelo MST de cirandas infantis. Assim, da relação entre estudos bibliográficos que abordam a educação infantil no Movimento e uma pesquisa de campo realizada num assentamento em Santa Catarina, revelaram-se como tarefas das cirandas infantis o educar e o cuidar, a inserção das crianças no contexto social- nesse caso na cultura rural e do MST -, bem como a preparação para a escola. Esses papéis são analisados, considerando as diferentes concepções de infância e educação infantil que têm legitimado as formas de ver e tratar as crianças na modernidade, bem como os valores e elementos pedagógicos operados pelo MST na educação dos sujeitos Sem-Terra, entre eles, as crianças.

Abstract:

The present paper is based on a monographic work that aimed at analyzing how MST (the LandlessWorkers' Movement) is dealingwith O-to-6-year-old-children's education in collective spaces, named by MST children's cirandas (kind of ring-around-rosy). So, from bibliographical studies on the children's education carried out by MST and a field research accomplished in a settlement in Santa Catarina State (Brazil), it stood out as functions of the children's cirandas educating and taking care; the children's inclusion in the social context (in this case, in the rural and MST culture) and the preparation for the school. Such functions are analyzed taking into consideration the different conceptions of childhood and early childhood education that have legitimated the ways oflooking at and treating children in the modernity as well as the values and pedagogical elements used by MST in the landless subjects' education, among them, the children.

Key-words: Early childhood education,.MST (Landless Workers' Movement),. Children's cirandas

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