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O conceito de formagir na perspectiva de Paulo Freire
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Palavras-chave

Formagir
Diálogo
Educação problematizadora
Ética
Política

Como Citar

MURARO , Darcisio Natal. O conceito de formagir na perspectiva de Paulo Freire. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0501, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8677837. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Este trabalho busca desenvolver o conceito de formagir amparado no conceito de diálogo como base para a ética e a política da libertação na perspectiva de Freire. O objetivo é conceituar o formagir, para pensar uma educação dialógica, problematizadora, democrática e libertadora, recriando o conceito de quefazer de Freire. A metodologia é de caráter bibliográfico, numa perspectiva filosófica de análise dos conceitos, reconstruindo-os com base nas obras de Freire. Como resultado, o conceito de formagir conota a práxis libertadora, como processo de ser mais na busca do que não se é, rompendo com o ser opressor. O formagir dialógico permite pensar a ética e a política da educação como libertação e crescimento do modo de vida democrático.

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