Banner Portal
Mobilidade estudantil internacional como promotora de laços educacionais e institucionais
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Instituto Confúcio
Mobilidade estudantil internacional
Ensino superior
Mandarim

Como Citar

ANDRADE, Thales Haddad Novaes; FURNIVAL, Ariadne Chloe; MARTINELLI , Marina. Mobilidade estudantil internacional como promotora de laços educacionais e institucionais: o caso dos Institutos Confúcio no Brasil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0601, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8677883. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Este artigo recorre ao quadro analítico da área de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Pretende-se preencher uma lacuna na literatura, observando o assunto caso a caso, entre fatos principalmente brasileiros, ao mesmo tempo que se relacionam esses dados com a literatura internacional sobre o tema dos Institutos Confúcio e da Mobilidade Estudantil Internacional. Este estudo é um tema inédito e recente na área de Mobilidade Estudantil Internacional, que pode contribuir não apenas para as atividades de extensão das universidades brasileiras, mas também para o aprimoramento das relações diplomáticas entre Brasil e China e para projetos de extensão universitária com enfoque interdisciplinar com foco na América Latina. Metodologicamente, desenvolveu-se uma perspectiva qualitativa mas também quantitativa, considerando mapas bibliométricos para estudos interdisciplinares, que podem contribuir para perspectivas futuras, especialmente na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo: edição revista e ampliada Edições 70.

Bernard, H. R. (2017). Research methods in anthropology: Qualitative and quantitative approaches Rowman & Littlefield.

Billi, M. (2022). Sustainability as a meta-narrative: The semantics of global governance? A systems-theoretical and concept-historical analysis. Economía y Política, 9(2), 137-169.

Bodycott, P., & Walker, A. (2000). Teaching abroad: Lessons learned about intercultural understanding for teachers in higher education. Teaching in Higher Education, 5(1), 79-94.

Chaves, V. L., & Castro, A. M. (2016). Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, 2(1), 118-137.

Cushner, K. (2007). The role of experience in the making of Internationally-Minded Teachers. Teacher Education Quarterly https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ795140.pdf

Day, G., Robert, G., & Rafferty, A. M. (2020). Gratitude in health care: A meta-narrative review. Qualitative health research, 30(14), 2303-2315.

Denzin, N. K. (Ed.). (1970). Sociological methods: A sourcebook Aldine.

Denzin, N. K. (2011). Handbook of Qualitative Research (4th ed., N. K. Denzin & Y. S. Lincoln, Eds.). Sage.

Driscoll, P., Rowe, J. E., & Thomaeet, M. (2014). The sustainable impact of a short comparative teaching placement abroad on primary school language teachers’ professional, linguistic and cultural skills. The Language Learning Journal, 42(3), 307-320.

Fage-Butler, A., Ledderer, L., & Nielsen, K. H. (2022). Public trust and mistrust of climate science: A meta-narrative review Public Understanding of Science. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09636625221110028

Faria, L. I. L. et al. (2011). Análise da produção científica a partir de publicações em periódicos especializados. In Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo 2010 FAPESP. https://bv.fapesp.br/pt/73/estatisticas/

Fernandes, C., Ferreira, J. J., Veiga, P. M., Kraus, S., & Dabić, M. (2022, Agosto). Digital entrepreneurship platforms: Mapping the field and looking towards a holistic approach. Technology in Society, 70 https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2022.101979

Fernández-Álvarez, Ó., Li, Q., & Chen, C. (2022). Transformative Learning: Intercultural adaptation of chinese teachers at the Confucius Institute in Spain. Chinese Journal of Applied Linguistics, 45(2), 294-315. https://doi.org/10.1515/cjal-2022-0209

Garvin, T., & Eyles, J. (1997). The sun safety metanarrative: Translating science into public health discourse. Policy Sciences, 30(2), 47-70. https://doi.org/10.1023/a:1004256124700

Greenhalgh, T. (2022). Meta-Narrative mapping: A new approach to the systematic review of complex evidence. Narrative Research in Health and Illness, 349-381. https://doi.org/10.1002/9780470755167.ch21

Greenhalgh, T., Robert, G., Macfarlane, F., Bate, P., Kyriakidou, O., & Peacock, R. (2005). Storylines of research in diffusion of innovation: A meta-narrative approach to systematic review. Social Science & Medicine, 61(2), 417-430. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2004.12.001

Gu, Q., & Day, C. (2013). Challenges to teacher resilience: Conditions count. British Educational Research Journal, 39(1), 22-44. https://doi.org/10.1080/01411926.2011.623152

Hu, Y., Sun, Y., & Lien, D. (2022). the resistance and resilience of national image building: An empirical analysis of Confucius Institute Closures in the USA. The Chinese Journal of International Politics, 15(2), 209-226. https://doi.org/10.1093/cjip/poac010

Jenkins, J. A., Pontefract, S. K., Cresswell, K., Williams, R., Sheikh, A., & Coleman, J. J. (2018). Antimicrobial stewardship using electronic prescribing systems in hospital settings: A scoping review of interventions and outcome measures. JAC Antimicrob Resist, 1-12. https://doi.org/10.1093/jacamr/dlac063

Kwan, Y. W. C. (2013). Understanding Canadian-Chinese university partnerships through the confucius institute. University of Toronto.

Lien, D., & Tang, P. (2022). Let's play tic-tac-toe: Confucius Institutes versus American Cultural Centres. Economic and Political Studies Journal, 10(2), 129-154. https://doi.org/10.1080/20954816.2021.1920194

Li, M. H., Whitehead, M., Green, N., Ren, H., Cheng, C. F., Lin, L. L. C., ... Sum, R. K. W. (2022). Operationally defining physical literacy in Chinese culture: Results of a meta-narrative synthesis and the Panel's recommendations. Journal of Exercise Science & Fitness, 20(3), 236-248.

Lu, X., & Hua, Z. (2022). Teacher resilience and triple crises: Confucius Institute teachers’ lived experiences during the Covid-19 pandemic Applied Linguistics Review.

Martinelli, M., Andrade, T. H. N., & Furnival, A. C. M. (2022). Os intercâmbios acadêmicos entre Brasil e China: o caso dos Institutos Confúcio no Brasil. Research, Society and Development, 11(7), 4511729635. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29635

Maués, O. C., & Bastos, R. S. (2017). Políticas de internacionalização da educação superior: o contexto brasileiro. Educação, 40(3), 333-342. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999

Ostrom, E. (2007). Sustainable Social-Ecological Systems: An Impossibility? SSRN. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.997834

Ostrom, E. (2011). Background on the Institutional Analysis and Development Framework. Policy Studies Journal, 39(1), 7-27. https://doi.org/10.1111/j.1541-0072.2010.00394.x

Paulino, L. A. (2019). O papel dos Institutos Confúcio no Brasil durante o período de 2008-2018: a experiência do Instituto Confúcio na Unesp. Revista do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais, 2(2). https://ieei.unesp.br/index.php/IEEI_MundoeDesenvolvimento/article/view/44

Pereira, G., Aidar, S., & Rosalem, V. (2021). Uma visão geral sobre liderança: conceitos, evolução das teorias e liderança 4.0. Enciclopedia Biosfera, 18(37). http://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5341

Postiglione, G. A. (2022, Abril). Sino-US Relations and the Academic Research Enterprise: Strategic Competition versus a Convergence of Mutual Interests. American Journal of Chinese Studies, 29(1), 19-32.

Pritchard, A. (1969). Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, 25(4), 348-349.

Santos, B. de S. (2021). O futuro começa agora: da pandemia à utopia Boitempo.

Sinclair, S., Raffin-Bouchal, S., Venturato, L., Mijovic-Kondejewski, J., & Smith-MacDonald, L. (2017). Compassion fatigue: A meta-narrative review of the healthcare literature. International Journal of Nursing Studies, 69, 9-24.

Spangler, J. (2016). Chinese education models in a global age: Myth or reality? In C., Chou & J. Spangler (Eds.), Chinese Education Models in a Global Age. Education in the Asia-Pacific Region: Issues, Concerns and Prospects Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-10-0330-1_24

Vanderloo, L. M. (2014). Screen-viewing among preschoolers in childcare: A systematic review. BMC Pediatrics, 14(1), 205. https://doi.org/10.1186/1471-2431-14-205

Wong, G., Greenhalgh, T., Westhorp, G., Buckingham, J., & Pawson, R. (2013). RAMESES publication standards: meta-narrative reviews. BMC Medicine, 11, 20. https://doi.org/10.1186/1741-7015-11-20

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.