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Gestão escolar democrática à luz de Gramsci
REMOTO

Palavras-chave

Antonio Gramsci
escola unitária
gestão democrática
gestão escolar

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco; SANTOS , Gislaine Gonçalves dos. Gestão escolar democrática à luz de Gramsci. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 36, p. e2025c0103BR, 2025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8679178. Acesso em: 26 mar. 2025.

Resumo

Este texto apresenta resultados de investigação de tipo bibliográfica, com viés qualitativo. Foram analisados escritos de Gramsci da juventude e da maturidade carcerária, bem como de comentadores, com vistas a entender como foi concebida a gestão da escola unitária pelo comunista sardo. Considerando que a gestão da referida escola não foi definida por Gramsci, procurou-se inferir isso do que ele produziu textualmente e na militância nos conselhos de fábrica e nos partidos políticos. Conclui-se que é democrática a finalidade da gestão da escola unitária, porque se define por tentar colaborar com a superação da histórica divisão dirigidos e dirigentes, governantes e governados, que é própria da sociedade de classes, em um processo que inclui o experimento no “chão da escola”.

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