Banner Portal
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Ensino superior

Cómo citar

GOMES, Luiz Roberto. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 183–196, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558. Acesso em: 27 sep. 2024.

Resumen

O trabalho apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma investigação das pré-concepções dos professores universitários sobre a avaliação e se estas apresentam ou não uma relação mais objetiva com a aprendizagem. Com a hipótese de trabalho de que a nota tende a ser a expressão do comportamento do aluno e não do conteúdo aprendido, direcionamos nosso olhar para o ensino superior e, neste, para os cursos específicos de formação de professores, o que nos permitiu diagnosticar a existência de uma reflexão incipiente sobre a temática “avaliação da aprendizagem” corroborada por idéias fundamentadas no senso comum. Através de uma amostra de conveniência, que representa uma face do complexo fenômeno da avaliação no ensino superior, destacamos a forte tendência do peso atribuído ao comportamento do aluno, quando o assunto é a nota. O estudo aponta ainda a necessidade de uma reflexão que transcenda os seus aspectos formais e busque uma re-significação da educação, em termos de concepção, de procedimentos e principalmente de formação. 

PDF (Português (Brasil))

Citas

AEDO, E. M. Una mirada a la evaluación en la educación: Nuevas exigencias para la evaluación del rendimiento escolar. Otro reto de la comunidad educativa para mejorar la calidad. Educación. Barcelona, 1996, v.1(20): 49-61.

ANDRÉ. M. Eu, professora-avaliadora. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: 1998, v.1(105): 78-9 AZEVEDO, O. B. Ansiedade nas avaliações: em estudo e algumas reflexões sobre sua utilização como instrumento de controle. Revista da Faculdade de Educação do Estado da Bahia -FAEEBA. Salvador, 1998, v.1(10): 169-182.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da. Algumas reflexões sobre a avaliação dos estudantes no ensino de ciências. Ciência e Ensino. Campinas/SP, 2000d v.1, n.9, p.14-17.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da. Análise crítica do sistema de avaliação escolar.

Caderno de Textos da V Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química, Biologia e Áreas Afins. Bauru, 2000a. v.1, p. 201-206.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da. Avaliação como elemento de continuidade do ensino. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Física. Florianópolis, SC, 1998. p.1-16.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da. Buscando um sistema de avaliação contínua: ensino de eletrodinâmica no nível médio. Revista Ciência e Educação, Bauru/SP, 2002 v.8, n.1, p. 27-38.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da. Construção de um sistema de avaliação contínua em um curso de física de nível médio. Atas do VII EPEF- Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Florianópolis, SC, 2000b.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da. Que avaliação se pratica? Uma análise crítica dos procedimentos avaliativos. Atas do VIII Conferência Interamericana sobre educação em Física. Canela, RS, 2000c.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da; ALMEIDA, Norton; SILVA, Cassio Dias; LACERDA NETO, Jurandyr Carneiro; SANCHEZ, Caio Glauco. Avaliação dos alunos nos cursos de engenharia: técnicos que solucionam apenas situações padronizadas ou engenheiros que criam soluções práticas para novas situações?. XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica – COBEM. Águas de Lindóia, SP, 1999a.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da; SANCHEZ, Caio Glauco; ALMEIDA, Norton; SILVA, Cassio Dias; LACERDA NETO, Jurandyr Carneiro. Resgatando no passado novas perspectivas para o ensino de engenharia. XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica – COBEM. Águas de Lindóia, SP, 1999b.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da; SANCHEZ, Caio Glauco; SIMON, Fernanda Oliveira. Avaliação e ensino de engenharia: além da simples verificação de conhecimentos.

Atas do XXX COBENGE – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – CDROM. Piracicaba, SP, 2002.

BARROS FILHO, Jomar; SILVA, Dirceu da; SIMON, Fernanda Oliveira. Algumas reflexões sobre a avaliação dos alunos no ensino superior. Revista Lumen Fai, São Paulo, 2001, v. 7, n. 15, p. 125-136.

CAMARGO, A. L. C. O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno.

Revista da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1997, v.23(1/2): 283-302.

CARVALHO, A., TERRASÊCA, M. Em torno das práticas avaliativas do 2° ciclo. Avaliar a avaliação. Cadernos Pedagógicos. São Paulo, 1995, v.14: 43-55.

DEMO, P. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas: Autores Associados, Coleção Polêmicas do nosso Tempo, 68, 1999.

FREIRE, P. A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica. Pedagogia do Oprimido. 29.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 3.ed. Campinas: Papirus, 2000.

GODOY, A. S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estado da arte. Didática. Campinas, 1995, v.30(1), p.9-25.

GODOY, A. S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: um estudo exploratório a partir das opiniões dos alunos do primeiro ano e do último ano de três cursos de graduação.

Revista Administração OnLine. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online. Acesso em: 25/06/2002.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mito e desafio. Uma perspectiva construtivista. 28 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000.

LACUEVA, A. La evaluación en la escuela: una ayuda para seguir aprendiendo. Revista da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1997, v.23(1/2): 124-148.

LEVIN, J. Estatística aplicada a Ciências Humanas, 2.ed. São Paulo: Harbra, 1987.

MACHADO, F. A avaliação em tempo de mudança: projetos e práticas nos ensinos básico e secundário. Cadernos Pedagógicos, 28. Lisboa: Edições ASA, 1996.

MAINARDES, J. A promoção automática em questão: argumentos, implicações e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, 1998, v.79(1), p.16-29.

MIRANDA, Nonato Assis de; CUNHA, Alexander Montero; SILVA, Dirceu da; BARROS FILHO, Jomar; YAMAMOTO, Alan César Ikuo; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Avaliação do rendimento escolar: concepções de professores do ensino fundamental I. Caderno de Resumos do XXI Encontro Nacional de Professores do Proepre, 2004, Águas de Lindóia/SP. 2004, p.279.

MORALES, J. R. Práticas y percepciones de estudiantes y docentes de sexto grado sobre la evaluación del trabajo cotidiano. Revista Educación. Barcelona, 1996, v.29(2), p.81-90.

PELÁEZ, S. C. La evaluación educativa y sus potencialidades formadoras. La EducaciónRevista Interamericana de Desarrollo Educativo. 1995, 39(120), p.55-68.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

SANCHEZ, M. A., PEREZ, D. G., TORREGROSA, J. M. Concepciones espontaneas de los profesores de ciencias sobre la evaluacion: obstaculos a superar y propuestas de replanteamiento. Revista de la Enseñanza de la Fisica. 1992, 5(2), p.18-38.

SARMENTO, D. C. (Coord.), FERREIRA, E. M. M., SALGADO, L. L. R., ANDRADE, T. P. O discurso e a prática da avaliação na escola. São Paulo: Pontes, 1997.

SATTERLY, D., SWANN, N. Los exámenes referidos al criterio y al concepto en ciencias: un nuevo sistema de evaluación. Enseñanza de las Ciências. 1988, v.6(3), p.278-284.

SELLTIZ,C. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: E.P.U., 1981.

SORDI, M. R. L. Ensaiando um novo olhar avaliativo na educação de adultos. Revista de Educação PUC-Campinas. Campinas, 1999, v.3(6), p.7-12.

TORANZOS, L. Evaluación y calidade. Revista Iberoamericana de Educación. 1996, v.1(10), p.63-78.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2016 Pro-Posições

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.