Banner Portal
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais orientadas pelas propostas criativas de Gianni Rodari
REMOTO (Português (Brasil))
REMOTO (English)

Palabras clave

Letramento literário
Escrita
Reescrita
Ensino fundamental

Cómo citar

DALLA-BONA , Elisa Maria; STAPASSOLI, Danielle Mari. Escrita e reescrita de narrativas ficcionais orientadas pelas propostas criativas de Gianni Rodari . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0403BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8677354. Acesso em: 27 sep. 2024.

Resumen

Gianni Rodari apresenta propostas lúdicas que se mostram alternativas consistentes para o desenvolvimento de produções textuais em sala de aula. Para o autor, o erro não é algo equivocado e a ser consertado, mas uma possibilidade criativa de escrita e reescrita. Nesta pesquisa-ação o objetivo é analisar os resultados da aplicação de algumas das propostas rodarianas no processo de escrita e reescrita das narrativas ficcionais dos estudantes de uma turma do 5.º ano, em um colégio particular do município de Curitiba. A pesquisa ressalta a eficácia da utilização dessas propostas e destaca-as como possibilidades na formação de leitores e escritores do literário já nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

REMOTO (Português (Brasil))
REMOTO (English)

Citas

Amorim, A. (2009, Dezembro). Gianni Rodari e a fantasia da gramática. Revista Educação Pública, 9(1) https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/47/gianni-rodari-e-a-fantasia-da-gramaacutetica

Barbeiro, L. F. (2020, Maio). Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros. Educação em Pesquisa, 46, 1-20. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218410

Barbier, R. (2007). A pesquisa-ação Liber Livro.

Bedtime Stories Collection. (2015, Janeiro 20). Pinóquio [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=rHbq5dZIcVY&t=101s

Buarque, C. (2017). Chapeuzinho amarelo Autêntica Infantil e Juvenil.

Cerrillo, P. C. (2008, Julho/Dezembro). A escrita criativa dos alunos. Desenredo, 4(2), 177-191. http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/698

Chambers, A. (2007). Dime Los niños, la lectura e la conversación FCE.

Cosson, R. (2020). Paradigmas do ensino da literatura Contexto.

Costa Val, M. G., Marinho, M., Carvalho, G. T., Martins, A. A., Starling, M. H. A. R., & Leal, L. F. V. (2009). Avaliação do texto escolar: professor-leitor/aluno-autor Autêntica.

Dahl, R. (2005). A fantástica fábrica de chocolates Martins Fontes.

Gusso, A. M., & Dalla-Bona, E. M. (2014, Abril/Junho). A reescrita do texto literário de alunos nos anos iniciais da escolarização. Educar em Revista, 52, 69-84. https://doi.org/10.1590/0104-4060.36316

Lerner, D. (2002). Ler e escrever na escola O real, o possível e o necessário Artmed.

Lewis, C. S. (2009). As crônicas de Nárnia Martins Fontes.

Lüdke, M., & André, M. (2020). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas (2.ª ed.). EPU.

McGonagall, M. (2012, Julho 6). Capa da invisibilidade - Harry Potter e a PF [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=EDGVffH8nKA

Passarelli, L. M. G. (2012). Ensino e correção na produção de textos escolares Cortez.

Rodari, G. (1982). Gramática da Fantasia Summus.

Rodari, G. (2009). Histórias para brincar (2.ª ed.). Editora 34.

Rodari, G. (2013). O trólebus 75 Berlendis & Vertecchia.

Rodari, G. (2018). Fábulas por telefone Editora 34.

Rowling, J. K. (2017). Animais fantásticos e onde habitam Rocco.

Ruiz, E. D. (2020). Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa Contexto.

Santos, M. J., & Barrera, S. D. (2019). Produção de textos narrativos: processos cognitivos e habilidades metalinguísticas. In A. G. Spinillo & J. Correa (Orgs.), A escrita de textos por crianças: limites, possibilidades e implicações educacionais Vetor. pp. 43-58.

Solid. (2021, Janeiro 15). Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: manda ver Ernesto [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=QIwn1SbUo74&t=21s

Spinillo, A. G., & Lucena, R. N. (2019). Revisão textual em diferentes momentos da escrita: revisando textos antes e depois de escrevê-los. In A. G. Spinillo & J. Correa (Orgs.), A escrita de textos por crianças: limites, possibilidades e implicações educacionais Vetor. pp. 83-104.

Tauveron, C. (2014, Abril/Junho). A escrita “literária” da narrativa na escola: condições e obstáculos. Educar em Revista, 52, 85-101. https://doi.org/10.1590/0104-4060.36286

Torero, J. R., & Pimenta, M. A. (2016). Chapeuzinhos coloridos Companhia das Letrinhas.

Tripp, D. (2005, Setembro/Dezembro). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Pro-Posições

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.