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Apresentação do dossiê Formação docente para a diversidade: dilemas, desafios e perspectivas no diálogo entre Antropologia e Educação

Como Citar

GUSMÃO, Neusa M. Mendes. Apresentação do dossiê Formação docente para a diversidade: dilemas, desafios e perspectivas no diálogo entre Antropologia e Educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 17–25, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642531. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente Dossiê coloca em diálogo a Antropologia e seu método no campo educacional. Tal diálogo implica o ter que reconhecer a heterogeneidade do social, com múltiplas experiências, e assumir a teoria e a prática como elementos inseparáveis na construção do conhecimento, marcas do método antropológico diante de sujeitos diversos – da realidade indígena à realidade étnica e cultural presente na sociedade brasileira. Em questão, as Ciências Sociais e, em particular, a Antropologia, diante de campos distintos, com tradições também distintas e elementos em comum, como é o caso da Educação. Nesse sentido, dois autores – Amurabi Oliveira e Rodrigo Rosistolato – apresentam um debate que cobre a tradição antropológica num longo espectro temporal e teórico: do século XIX ao século XXI. Para ambos, ainda hoje, o que há é o desconhecimento da Antropologia e do fazer antropológico no campo educacional.

Referências

FERRARI, M. A Antropologia não é ciência? Debate coloca fundamentos da disciplina em cheque. Revista FAPESP, São Paulo, n. 18, p. 78-81, mar. 2011.

ITURRA, R. O pior inimigo da Antropologia é o antropólogo. A Página, Arquivo Vivo, ano 0, n. 1, [s.d.]. Entrevista concedida a Maria José Margarido. Disponível em: http:/ www.apagina.pt. Acesso em: 10 set. 2010.

KUPER, A. Cultura. A visão dos antropólogos. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

SILVA, A. L. Uma “antropologia da educação” no Brasil? Reflexões a partir da escolarização indígena. In: SILVA, A. L.; FERREIRA, M. K. L. (Org.). Antropologia, história e educação. A questão indígena na escola. São Paulo: Global, 2001. p. 29-25.

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