Dossiê Patrimônio Alimentar e Agrobiodiversidade

2021-05-12

A Revista de Arqueologia Pública está recebendo artigos para o dossiê Patrimônio Alimentar e Agrobiodiversidade.

Os inúmeros desafios globais que enfrentamos na atualidade, entre eles, a pandemia e as mudanças climáticas, impactam diretamente a segurança alimentar e as múltiplas formas de nos alimentarmos.

A agricultura e a preparação dos alimentos nos permitem recuar à sua prática há mais de 12000 anos, na região do Crescente Fértil. Ao longo de milênios diferentes formas de se relacionar com a produção de alimentos foram sendo criadas pelos seres humanos na sua relação com o meio. A arqueologia, enquanto campo de pesquisa das culturas materiais passadas e presentes contribui com os estudos sobre alimentação. Analisar as relações que traçamos com os alimentos é um forte indicador cultural pois pode nos trazer informações sobre quem somos, quem gostaríamos de ser ou nos indicar formas de resiliência às adversidades sociais e ambientais. Não à toa, temos inúmeros pratos e alimentos reconhecidos como patrimônio no Brasil e no Mundo

Desejamos criar caminhos para o diálogo entre presente e passado com as memorias e as materialidades nas práticas alimentares de diferentes culturas.

Esse Dossiê pretende reunir textos resultantes de estudos que discutam aspectos relacionados ao patrimônio agroalimentar e a importância da agrobiodiversidade, sustentabilidade, patrimônio genético e conhecimentos tradicionais no Brasil e no Mundo do presente e do passado.

São bem vindas as contribuições que abordem aspectos relacionados às práticas de valorização do processo de produção do alimento desde o plantio até o prato por grupos atuais e/ou pretéritos; ressaltando os fatores arqueológicos, históricos, culturais, econômicos, legais e políticos relacionados à alimentação e suas práticas, comportamentos ou hábitos sociais que nos permitam dialogar de forma interdisciplinar questões da alimentação, patrimônio e Sustentabilidade.

Data final para a submissão dos artigos: 15/12/2021 (com possível prorrogação de prazo até 31 de janeiro de 2022).

Submissões: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/about/submissions