Arqueologia participativa: uma experiência com indígenas Guaranis

  • Nanci Vieira de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Pedro Paulo Abreu Funari Universidade Estadual de Campinas
  • Leandro K. Mendes Chamorro Aldeia Sapukai
Palavras-chave: Arqueologia participativa. Índios Guaranis

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a Arqueologia participativa com os Índios de etnia guarani no estado do Rio de Janeiro. Descreve-se, primeiro, a fundamentação teórica e metodológica para, em seguida, apresentar os indígenas envolvidos na atividade conjuntar. As atividades incluem tanto indígenas como não indígenas. Conclui-se com o conhecimento epistemológico para a disciplina, resultante da interação entre arqueólogos e nativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nanci Vieira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Graduação em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II(1976), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo(1986) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Membro de corpo editorial da Revista Arqueologia Pública e colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica. Atuando principalmente nos seguintes temas:arqueologia, arqueologia histórica, cultura materialterial, etnicidade.
Pedro Paulo Abreu Funari, Universidade Estadual de Campinas
Bacharel em História (1981), mestre em Antropologia Social (1986) e doutor em Arqueologia (1990), sempre pela Universidade de S. Paulo, livre-docente em História (1996) e Professor Titular (2004) da Unicamp, coordenador do NEPAM (05/2014). Professor de programas de pós da UNICAMP e USP, Distinguished Lecturer University of Stanford, Research Associate - Illinois State University, Universidad de Barcelona, Université Laval (Canadá), líder de grupo de pesquisa do CNPq, assessor científico da FAPESP, orientador em Stanford e Binghamton, foi colaborador da UFPR, UFPel, docente da UNESP (1986-1992) e professor de pós-graduação das Universidades do Algarve (Portugal), Nacional de Catamarca, del Centro de la Provincia de Buenos Aires e UFRJ.
Publicado
2015-06-10
Como Citar
Oliveira, N. V. de, Funari, P. P. A., & Chamorro, L. K. M. (2015). Arqueologia participativa: uma experiência com indígenas Guaranis. Revista Arqueologia Pública, 4(1[4]), 13-19. https://doi.org/10.20396/rap.v4i1.8635776
Seção
Artigos