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Educação como canal de comunicação arqueológica/museológica
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Palavras-chave

Arqueologia
Museologia
Educação
Educação patrimonial
Licenciamento ambiental

Como Citar

LASSANCE, José. Educação como canal de comunicação arqueológica/museológica: uma análise bibliográfica dos projetos de educação patrimonial no licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul . Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 159–178, 2021. DOI: 10.20396/rap.v16i2.8667219. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8667219. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde, por meio de uma análise bibliográfica, foram examinados os Projetos Integrados de Educação Patrimonial (PIEP) na alçada da Instrução Normativa IPHAN nº 001/2015. Este estudo teve como objetivo traçar um panorama conceitual dos PIEPs por meio das referências utilizadas pelos projetos, a fim de identificar potencialidades e fraquezas no desenvolvimento da Educação Patrimonial no contexto do Licenciamento Ambiental, mais especificamente no campo da Arqueologia, tendo como recorte projetos disponíveis na base de dados do SEI/IPHAN-RS. Desse modo, apontaremos durante o texto alguns dos problemas identificados e sugerimos uma maior aproximação entre as cadeias operatórias da Arqueologia e da Museologia, com foco nas atividades educativas, como metodologia para a comunicação dos conhecimentos gerados nas pesquisas.

https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8667219
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