Banner Portal
A arqueologia na Unicamp e a Revista de Arqueologia Pública: Trajetória e perspectivas
PDF

Palavras-chave

Editorial - Arqueologia pública

Como Citar

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. A arqueologia na Unicamp e a Revista de Arqueologia Pública: Trajetória e perspectivas. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 8, n. 2[10], p. 6–7, 2015. DOI: 10.20396/rap.v8i2.8635632. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635632. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Laboratório de Arqueologia Pública da Universidade Estadual de Campinas resulta de longa trajetória de engajamento da Universidade com a Arqueologia, em uma perspectiva científica fundada na excelência acadêmica, na inserção internacional e no engajamento social. A Unicamp surgiu em meio a um regime de força, inspirado no MIT e voltada para os saberes técnicos que pudessem transcender os questionamentos políticos que advinham das universidades de referência à época e cujos quadros foram golpeados de forma mais dura: a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Universidade Estadual de Campinas, fundada em 1966, no entanto, logo teve no desafio de produzir ciência de relevância internacional não um obstáculo, mas um meio de contrapor-se às exações políticas que grassavam alhures na academia, ao acolher cientistas notáveis perseguidos tanto no Brasil, como em outros países latino -americanos sob o jugo ditatorial.

https://doi.org/10.20396/rap.v8i2.8635632
PDF

Revista Arqueologia Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.