Banner Portal
Geografia dos domínios de internet no Brasil
PDF

Palavras-chave

Internet. Domínios. Geografia econômica. Brasil.

Como Citar

MOTTA, Marcelo Paiva da. Geografia dos domínios de internet no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 311–344, 2013. DOI: 10.20396/rbi.v12i2.8649064. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649064. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a distribuição espacial da Internet na escala nacional, na dimensão da oferta de conteúdo. Para tanto, foi utilizado o registro de domínios como proxy da localização onde as informações são produzidas. Partiu-se da hipótese de que a espacialidade dos domínios, a despeito de sua imaterialidade, não prescinde de uma ancoragem espacial precisa, relacionando-se com processos materiais da sociedade. Isto é verificado pela comparação dos padrões espaciais dos domínios com a demografia e a distribuição das atividades econômicas em geral no território. Conclui-se que a geografia dos domínios é extremamente concentrada, contrariando o viés antigeográfico suscitado pela disseminação da Internet. Os resultados são consistentes com a abordagem institucionalista, pela qual as empresas que operam online tendem a se aglomerar nas metrópoles, integrando-se com o ambiente econômico prévio.
https://doi.org/10.20396/rbi.v12i2.8649064
PDF

Referências

ABBATE, J. Inventing the Internet. Cambridge, MA: The MIT Press, 2000.

ADAMS, P. Cyberspace and virtual places. The Geographical Review, v. 87, n. 2, p. 155-171, 1997.

AMIN, A. An institutionalist perspective on regional economic development. International Journal of Urban and Regional Research, v. 23, n. 2, p. 365-378, 2002.

ANDERSON, C.; WOLFF, M. The web is dead. Long live the internet. Wired Magazine, 18.09, September, 2010. Disponível em <http://www.wired.com/magazine/2010/08/ff_we-rip/all/1>. Acesso em: 03 fev. 2012.

ARTHUR, B. Positive feedbacks in the economy. Scientific American, n. 262, p.92-99, 1990.

BATTY, M. Virtual geography. Futures, v 29, n. 4-5, p. 337-352, 1997.

BROWN, L. Innovation diffusion. A new perspective. New York: Methuen, 1981.

CASTELLO BRANCO, M. L. Áreas de concentração de população. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PRODUTORES E USUÁRIOS DE INFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E TERRITORIAIS. Rio de Janeiro, 2006.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CROCCO, M. A. et al. Metodologia de identificação de aglomerações produtivas locais. Nova Economia, v. 16, n. 2, p. 211-241, 2008.

CURRAH, A. Behind the web store: the organisational and spatial evolution of multichannel retailing in Toronto. Environment and Planning A, v. 34, n. 8, p. 1411-1441, 2002.

CARVALHO, M. et al. O controle do namespace no ciberespaço. 2004. Disponível em: http://www.socid.org.br/textos.htm. Acesso em: 26 ago. 2011.

DUFÉAL, M. Internet, marqueur des territoires? Le cas de la diffusion web dans l’Arc Mediterranéen français. In: V RENCONTRES DE THÉO QUANT. Besançon, 22-23 février 2001.

DUFÉAL, M. Mesure de la diffusion spatiale des sites web dans les régions mediterranéennes françaises. In: GUICHARD, E. (Ed.). Mesures de l’Internet. Paris: Les Canadiens en Europe/INRIA, 2004.

DUPUY, G. La fracture numérique. Paris: Ellipses, 2007.

DUPUY, G. Internet: géographie d’un réseau. Paris: Ellipses, 2002.

GRAHAM, M. Time machines and virtual portals: the spatialities of the digital divide. Progress in Development Studies, v. 11, n. 3, p. 211-227, 2011.

HÄGERSTRAND, T. Innovation diffusion as a spatial process. Chicago: The University of Chicago Press, 1967.

IBGE. Estatísticas do Cadastro Geral de Empresas 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

IBGE. Regiões de influência das cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

LASSERRE, F. Internet: La fin de la géographie? Cybergeo: European Journal of Geography, n. 141, 2000. Disponível em: http://cybergeo.revues.org/4467. Acesso em: 25 ago. 2011.

LEAMER, E.; STORPER, M. The economic geography of the internet age. Journal of Internation Business Studies, v. 32, n. 4, p. 641-665, 2001.

MASKELL, P. Growth and the territorial configuration of economic activity. In: THE DRUID SUMMER CONFERENCE, 2001. Disponível em: http://www.druid.dk/conferences/nw/paper1/maskell.pdf. Acesso em: 25 ago. 2011.

MOTTA, M. Geografia da internet no Brasil: redes técnicas e espaço. Tese (Doutorado). Rio de Janeiro: UFRJ/PPGG, 2011.

NAUGHTON, J. A brief history of the future. Woodstock, NY: The Overlook Press, 2000.

OLIVEIRA, E. et al. A difusão vista através de um prisma – A geografia. Revista Brasileira de Geografia, v. 40, n. 1, p. 83-110, 1978.

PUMAIN, D.; SAINT-JULIEN, T. L’analyse spatiale 1. Localisations dans l’espace. Paris: Armand Colin/Masson, 1997.

STERNBERG, R.; KRYMALOWSKI, M. Internet domains and the innovativeness of cities/regions – Evidence from Germany and Munich. European Planning Studies, v. 10, n. 2, p. 251-273, 2002.

STORPER, M. The regional world. New York: Guilford, 1997.

TAKEYAMA, M. Geographical conceptualizations of cyberplaces. Geojournal, v. 53, n. 4, p. 419-426, 2001.

THORNTON, M.; MARCHE, S. Sorting through the dot bomb rubble: how did the high-profile e-tailers fail? International Journal of Information Management, v. 23, n. 2, p. 121-138, 2003.

TOWNSEND, A. The internet and the rise of the new networked cities, 1969-1999. Environment and Planning B, v. 28, n. 1, p. 39-58, 2001.

VERISIGN. O dossiê sobre a indústria de domínios na internet, v. 7, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.verisign.com.br/domain-name-services/domain-information-center/industry-brief/index.html. Acesso em: 26 ago. 2011.

WRIGLEY, N.; CURRAH, A. Globalizing retail and the ‘new e-economy’: the organizational challenge in the e-commerce for retail TNCs. Geoforum, v. 37, n. 3, p. 340-351, 2006.

ZOOK, M. The geography of internet industry. Malden, MA: Blackwell, 2005.

ZOOK, M. Old hierarchies or new networks of centrality? The global geography of internet content market. American Behavioral Scientist, v. 44, n. 10, p. 1679-1696, 2001.

ZOOK, M. The web of production: the economic geography of internet content production in the United States. Evironment and Planning A, v. 32, n. 3, p. 411-426, 2000.

O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na RBI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.