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Geografia dos domínios de internet no Brasil
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Palavras-chave

Internet. Domínios. Geografia econômica. Brasil.

Como Citar

MOTTA, Marcelo Paiva da. Geografia dos domínios de internet no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 311–344, 2013. DOI: 10.20396/rbi.v12i2.8649064. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649064. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a distribuição espacial da Internet na escala nacional, na dimensão da oferta de conteúdo. Para tanto, foi utilizado o registro de domínios como proxy da localização onde as informações são produzidas. Partiu-se da hipótese de que a espacialidade dos domínios, a despeito de sua imaterialidade, não prescinde de uma ancoragem espacial precisa, relacionando-se com processos materiais da sociedade. Isto é verificado pela comparação dos padrões espaciais dos domínios com a demografia e a distribuição das atividades econômicas em geral no território. Conclui-se que a geografia dos domínios é extremamente concentrada, contrariando o viés antigeográfico suscitado pela disseminação da Internet. Os resultados são consistentes com a abordagem institucionalista, pela qual as empresas que operam online tendem a se aglomerar nas metrópoles, integrando-se com o ambiente econômico prévio.
https://doi.org/10.20396/rbi.v12i2.8649064
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