Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Editorial
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência. da Informação, vol.. 14, núm. 1, 2016
Universidade Estadual de Campinas

Editorial

RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência. da Informação
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
ISSN: 1678-765x
Periodicidade: Cuatrimestral
vol. 14, núm. 1, 2016


Este trabalho está sob uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

Prezados leitores,

É com prazer que lançamos mais um numero da RDBCI, que corresponde a primeira edição de 2016 (v.14, n.1, jan./abr. 2016). Aproveitamos para inicialmente agradecer a todos que colaboram com esta edição: Conselho Editorial e Comissão Avaliadora, nossos revisores e assistente de editoração e principalmente aos nossos autores pelos valiosos trabalhos.

Gostaríamos de lembra-los que a RDBCI passou a adotar nesta edição a prática de Publicação Avançada de Artigos (PAA), ou conhecida também como Ahead of Print (AOP). Lembrando aos nossos leitores e autores que essa medida minimiza os problemas acarretados com relação ao tempo entre a submissão, o aceite e a divulgação do artigo aprovado, justamente pelo volume de submissões recebidas pela Revista, também é uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados.

Evolução dos ambientes, serviços, produtos e processos informacionais, atuação do profissional bibliotecário diante desta evolução e os desafios tecnológicos, de uma forma geral, são os temas tratados nesta edição, que traz um rico conteúdo e apresenta trabalhos com alto nível de discussão.

Assim, permearemos trabalhos que discutirão a mudança de paradigmas da biblioteconomia, o ambiente informacional e as novas atuações das bibliotecas universitárias e de seus profissionais. Também serão apresentados estudos sobre os fluxos informais de informação, sobre o profissional bibliotecário como gestor, sobre patrimônio cultural e documental, analise das características editoriais de periódicos brasileiros e estrangeiros, novas propostas e tecnologias para o OPAC, os desafios do trabalho de indexação em bibliotecas federais, e a preservação física e digital de acervos.

Esta edição é composta por nove trabalhos na seção ARTIGOS, traz um trabalho na seção ARTIGO DE PESQUISA, traz um trabalho na seção RELATO DE EXPERIÊNCIA e finaliza com uma RESENHA.

Iniciamos a seção ARTIGOS com o trabalho dos autores Mário Gouveia Junior (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro) e Diego Andres Salcedo (Universidade Federal do Pernambuco) intitulado ?Uma arqueologia biblioteconômica: paradigmas e discursos? que traz uma discussão sobre a mudança de paradigmas nas relações discursivas e epistemológicas da Biblioteconomia traçando um paralelo entre discurso e prática e focando as percepções metodológicas de Guinzburg e Foucault.

O próximo trabalho intitulado ?Biblioteca universitária, escolar e comunitária: o caso da Biblioteca Comunitária Professora Ebe Alves da Silva do IFMG? das autoras Helena Maria Tarchi Crivellari (Universidade Federal de Minas Gerais) e Aline Michelle Sima (Universidade Federal de Minas Gerais) aborda as características e o papel da Biblioteca nas Instituições federais após a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ocorrida em 2008, pela lei 11.892 promovendo tanto a educação básica quanto a educação superior. Apresenta-se um estudo de caso sobre a Biblioteca Comunitária ?Professora Ebe Alves da Silva?, do Instituto Federal de Minas Gerais que cumpre três papéis como Biblioteca: escolar, universitária e comunitária, constituindo-se uma agente propulsora da democratização da informação e contribuindo para o desenvolvimento do município a qual atende.

O trabalho intitulado ?O bibliotecário atuante em bibliotecas universitárias no século XXI: a necessidade de adequação ao moderno profissional da informação (MIP)? de Jorge Santa Anna (Universidade Federal do Espírito Santo) e Maria Aparecida de Mesquita Calmon (Universidade Federal do Espírito Santo) traz à tona a discussão da necessidade de ampliação das competências e características dos profissionais que atuam em Bibliotecas Universitárias com o objetivo de acompanhar as mudanças do perfil do Moderno Profissional da Informação (MIP) . Um estudo de caso foi realizado e conclui-se que as competências do MIP são praticadas pelos bibliotecários que atuam nessa BU, necessitando maior investimento na formação continuada.

O quarto artigo desta seção intitula-se ?O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas? das autoras Liliane Juvência Azevedo Ferreira (Universidade de Brasília) e Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares (Universidade de Brasília). Este artigo apresenta reflexão teórica sobre Gestão do Conhecimento e Redes Sociais e aponta que os estudos sobre tais abordagens têm contribuído para a Ciência da Informação e podem ser aplicadas em ambientes organizacionais como bibliotecas e que a análise dos fluxos informais da informação, como por exemplo, as redes sociais, constituem-se importantes aliadas na promoção destes ambientes.

O objetivo principal deste próximo artigo apresentado intitulado ?O bibliotecário como gestor: a percepção dos estudantes de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro? das autoras Ingrid Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Danielle Silva dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Marina Dias Faria (Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi investigar a percepção dos estudantes de Biblioteconomia a respeito da formação com foco na área de gestão. Apresenta o equilíbrio entre as dificuldades da complexidade deste tema/conceito como inovação curricular pelos estudantes e quais benefícios esta formação lhe trará no futuro.

Marcia Carvalho Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande), autora do próximo trabalho desta seção ?Patrimônio documental nacional: conceitos e definições? apresenta conceitos fundamentais relacionados à temática patrimônio cultural, e a inexistência de uma definição no Brasil, do conceito patrimônio documental, mesmo diante da preocupação do governo com a preservação desta categoria patrimonial.

No artigo seguinte, intitulado ?A revisão por pares a partir da percepção dos editores: um estudo comparativo em revistas brasileiras, espanholas e mexicanas? dos autores Cláudio Nei Nascimento da Silva (Instituto Federal de Brasília); José Antonio Moreiro-Gonzalez (Universidade Carlos III de Madrid) e Suzana Pinheiro Machado Mueller (Universidade de Brasília) apresenta o resultado de um estudo realizado com editores de periódicos bem qualificados segundo critérios de três países sobre as dificuldades no processo de revisão por pares de seus periódicos apresentando suas diferenças e convergências.

O trabalho intitulado ?Sistema de gerenciamento de conteúdo: proposta de um catálogo bibliográfico 2.0 no Wordpress? de Danielly Santos Ribeiro (Universidade da Brasília) e Márcio Bezerra da Silva (Universidade da Brasília) teve o objetivo apresentar uma proposta de catálogo bibliográfico 2.0 levando em consideração os estudos relacionados a Web 2.0, os sistemas gerenciadores de conteúdo (CMS) e as atividades da biblioteconomia, catalogação e indexação, relacionadas a representação da informação demonstrando que os catálogos públicos de acesso em linha podem ser mais dinâmicos e intuitivos e com a participação ativa dos usuários.

O último artigo desta seção intitula-se ?Processo de indexação nas bibliotecas dos Institutos Federais Do Paraná ? IFPR? das autoras Fabiane Ferreira (Universidade Estadual de Londrina) e Brígida Maria Nogueira Cervantes (Universidade Estadual de Londrina) em suma nos trouxe uma reflexão da atividade de indexação nas bibliotecas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e nos indica que essas bibliotecas não possuem instrumentos e formas de se organizar e controlar a atividade de indexação. Tais Bibliotecas, conclui a autora, são singulares e encontram-se em fase de formação, o que exige esforços para a consolidação dessas políticas e diretrizes.

Na seção seguinte, ARTIGOS DE PESQUISA, temos um trabalho apresentando que intitula-se ?Ocorrência fúngica em acervos bibliográficos do município de Fortaleza, Ceará, Brasil? dos autores Germana Costa Paixão (Universidade Estadual do Ceará); Roberta Silva Rizzo (Secretaria de Estado da Saúde de Roraima); Ari Clecius Alves de Lima (Universidade Federal do Ceará) e Lydia Dayanne Maia Pantoja (Universidade Federal do Ceará) e que apresenta uma pesquisa realizada nos acervos de bibliotecas públicas no município de Fortaleza-CE para conhecer o espectro fúngico provenientes de livros e/ou documentos históricos com o objetivo de obter mais conhecimentos na área de preservação e conservação de obras literárias consideradas de valor inestimável.

Na próxima seção a RDBCI apresenta um RELATO DE EXPERIÊNCIA intitulado

?Preservação digital em coleções bibliograficas da biodiversidade: o caso da Biodiversity Heritage Library no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)? dos autores Jetur Lima de

Castro (Universidade Federal do Pará) e Alessandra Nunes de Oliveira (Universidade Federal do Pará) e que relata a experiência do "Projeto de digitalização e publicação online da coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade do Museu Paraense Emílio Goeldi" (MPEG) que teve como principal objetivo o além de fomentar e dar acesso a informação em biodiversidade e meio ambiente, também estudar o papel da preservação digital de acervo bibliográfico especial.

Na última seção da RDBCI é apresentada uma RESENHA feita pelo bibliotecário da UNICAMP e Editor da RDBCI Gildenir Carolino Santos do livro dos autores Murilo Bastos da Cunha, Sueli Angélica do Amaral e Edmundo Brandão Dantas intitulado ?Manual de estudos de usuários da informação? e publicado pela Editora Atlas ( São Paulo, SP) em 2015.

Desejamos a todos uma boa leitura!



Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R